quarta-feira, 30 de maio de 2012

Edital Territórios Culturais - até R$40 mil - inscrição aberta


Edital Territórios Culturais - até R$40 mil - inscrição aberta

Programação de Junho do Espaço Cultural Casa Aberta

imageEXPOSIÇÃO COM TEMÁTICA NEGRA INICIA A PROGRAMAÇÃO DE JUNHO DO ESPAÇO CULTURAL CASA ABERTA EM ILHEÚS COM ARTES PLÁSTICAS, MÚSICA E GASTRONOMIA.

O Espaço Cultural Casa Aberta, situado numa das mais antigas casas do tradicional bairro Outeiro de São Sebastião, em Ilhéus, lança no próximo dia 01 de junho, às 19 horas a Exposição “Afro Nordestinos: A ancestralidade afra na arte regional” dialogando com as obras regionais, dos artistas Jagannath e Punk do Reggae.

A Exposição Afro Nordestinos traz a ancestralidade africana cuja arte possui algumas características muito particulares como o uso de cores vibrantes e o foco nas pessoas, famílias, cotidiano e na sobrevivência.

O baiano Punk do Reggae e o indiano Jagannath demonstram uma inspiração nesse tipo de manifestação artística característica dos seus antepassados proporcionando ao público uma interessante mostra de pintura em tela, máscaras e artesanato em papel machê que nos remetem a tempos remotos, ao mesmo tempo em que nos colocam em contato com a nossa própria cultura baiana brasileiríssima de misturas de traços, formas e cores.

O Jagannath inaugura a programação com pintura em tela. Inspirado na arte caribenha e também no paulista Gregory Fink, na natureza e no cotidiano baiano, o artista já expôs em Nairobi (Exposição ‘Quente Africa’) e em São Paulo (exposição Graura – mitologia indiana - nanquim). Jagannath é formado pela Universidade J.J. School of Art de Mumbai.

Outro artista a abrilhantar a exposição é Punk do Reggae que começou ativamente na cultura afro regional com inspiração para as artes plásticas durante a sua participação em blocos afro. Com produção de instrumentos de percussão em barro, fundou o ‘Brilho Negro’, participou também dos blocos afro Rastafari, Raizes Negras, Dilogum, Zimbabue, os Ganga, Dilazenze, Danados do Reggae, MiniKongo e foi vencedor do Prêmio Sulbaiano em 2011 em Itacaré. Com envolvimentos na arte em geral, Punk do Reggae estevá intimamente envolvido também na criação do cinema cultural de Itacaré. Atualmente trabalha com a arte em papel machê, na qual usa pigmentação feita com solução de folhas verdes considerando a Arte eco sustentável sem a utilização de cola, tinta a óleo nem esmalte sintético.

A exposição “Afro Nordestinos – A Ancestralidade afro na arte regional” estará aberta à visitação de 01 a 30 de junho de 2012 das 18 horas às 22 horas.

O evento terá sua abertura para convidados no dia 01 de junho, sexta – feira. Já no dia 02 de junho às 11 horas, a Casa abre a Exposição ao público, que poderá também apreciar uma deliciosa feijoada no Espaço gourmet o Café Preto da Casa Aberta.

A boa música estará sob o comando de Danilo Nascimento e Cláudio Vieira, acalorando ainda mais o evento com Afro Sambas, forró, cantorias e muita brasilidade.

Sua presença é indispensável!

Espaço Cultural Casa Aberta

Rua Dr. Muniz Sodré, nº 40

Outeiro de São SebastiãoIlhéus\ Bahia

Informações: 73-9136-0991 (Cris Passos)

73-9198-2398 (Luíza Lavorato)

Contato: casaabertapromove@gmail.com

Assessoria de comunicação:

Karina Passos

Tel: 73- 8882-3086

FORRÓ SURURU BAIÃO

SEXTA FEIRA 01/06 TEM FORRÓ SURURU BAIAO NO BAR DA TIA AS 20:00HS (PRAÇA OLINTO LEONE OU PRAÇA DO BANCO DO BRASIL
SABADO 02/06 TEM FORRÓ SURURU BAIÃO NO ESPETINHO DO KINHO AS 20:00HS(AV:FERNANDO CORDIER BEIRA RIO)

sábado, 12 de maio de 2012

RESUMÃO DO WALMIR…

Galera! Estive ausente da coluna por motivos de viagens e outros afazeres que me impediram de escrever sobre os acontecimentos culturais. Porém, não deixei de anotar tudo que vi e faço aqui um resumão pra deixar todos informados.

I

imagePrimeiro vamos ao Concurso Beleza Negra: foi uma festa magnífica que aconteceu nas primeiras semanas de dezembro em função de novembro ter tido muita chuva. Esta edição aconteceu no Clube SEAC e pela primeira vez em espaço fechado coisa que não gostaria muito de ter acontecido, pois este evento nasceu na Praça da Rua 2, no Jardim Primavera, mas em 2012 se tudo correr bem, ela voltará à praça. Agradecimentos à Diretoria da FICC e a todos os servidores que deram a maior força para que tudo saísse nos conformes. A detentora do título foi a Jamile Vitória, moradora do Bairro de Zizo. Parabéns!

imageAinda em novembro fomos surpreendidos com a notícia de que Ramon Vane, nosso ator “regiuniversal” arrebatou o prêmio Candango de Ouro de melhor ator coadjuvante no Festival de Cinema de Brasília, e no FESTICINE em Goiânia. A região deveria dar mais atenção aos nossos talentos que não são poucos. Parabéns Ramon!

 

 

II

imageEm Fevereiro teve Carnaval antecipado ou normal? Não, foi em três de Março de 2012 devido à greve da polícia. Em Itabuna não tem tido Carnaval há muito tempo; porém, os blocos Maria Rosa, Casados I... Responsáveis e tantos outros organizaram a Lavagem do Beco do Fuxico que atraiu uma multidão ávida por diversão e foi uma festa muito, muito bacana. Quando o povo quer, tudo acontece.

III

imageO templo da arte da cidade, o Centro de Cultura Adonias Filho esteve movimentado em Março com várias atrações culturais. Destaque para O Auto Falante, monólogo do Ator Lucas Oliveira que é uma grande expressão teatral em nossa cidade. Um apelo à sociedade: visitem o Centro de Cultura, por lá acontecem várias atrações durante todos os meses.

IV

imageAbril, mês da semana Santa, Itabuna teve bela produção: A Paixão de Cristo que reuniu grande elenco. No papel de Cristo, Osvaldo Mil, o nosso ator itabunense que vive hoje no eixo Rio-São Paulo. Outros atores abrilhantaram o espetáculo - de Aldo Bastos, Jailton Alves, Marquinhos Nô, Jaffet Ornelas, Fátima Farias, Evaldo Batista, Walmir do Carmo (fiz José de Arimateia e apóstolo Matheus), Igor Pimentel, Igor Novais, Jobson Vieira, Rafael de Souza, Célia Alves, Elton de Oliveira, Gabriela Almeida, Helena Gabrielle, Igor Garcia, Ingrid Rocha, João Ataya, Jobson Xuxu, Katia Jade, Kauane Messias, Luana Almeida, Marcelo Lobo, Murilo Pitombo, Vanessa Guimarães, Wallace Costa. A equipe da FICC está de parabéns pela iniciativa.

V

Finalmente em Maio, fui ao Centro de Cultura ver dois espetáculos que achei muito bacanas:

imageO espetáculo O Pequeno Príncipe, montado pela Academia Corpore com direção de Daisy Santos, passeou pela música, teatro e dança, onde foi feito resumo e adaptação do livro de Antoine Saint-Exupéry. Vai aqui meus parabéns para todo elenco, com destaques para Bay Martins - narrador, Joadson Costa - o príncipe, Lindamara Braga- a cobra e Júlio César Messias - o bêbado. Malena Dória foi a responsável pela parte teatral e Bob Lu, como sempre pelas gravações. Quem não viu perdeu.

imageStand up, Por inteiro e sem Cortes com o ator Paulo Prazeres (Salvador) que participou do Projeto da SECULT – Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – Verão Cênico, que circulou pelo interior do Estado. Um trabalho sem apelos pornográficos que deixou a plateia muito sorridente.

Itabuna presente na X Feira do Livro de itacaré…

 

Dentro da programação das comemorações do Centenário de Jorge Amado, a cidade de Itacaré sediou na última sexta-feira (11 de maio), a X Feira do Livro, que teve como tema: O Brasil tem um grande autor, ele se chama: Jorge Amado.

A Escola João Amâncio de Sá, é a pioneira da Feira do Livro na cidade. Dessa vez, ela contou com um apoio de peso. Depois de vários anos em Itabuna, mudou-se recentemente para Itacaré, a produtora artística Natália Gomes, que foi uma das responsáveis pela produção do evento.

A Academia Grapiúna de Letras-AGRAL e a Associação Cultural Amigos do Teatro –ACATE, foram oficialmente convidadas pela direção da escola, para participarem da festa literária.

O presidente da ACATE, acadêmico, e diretor adjunto de eventos da AGRAL Ari Rodrigues, e a diretora de comunicação da ACATE, acadêmica e diretora adjunta de eventos Eva Lima, representaram as instituições, e também o município de Itabuna.

Eva Lima, fez uma leitura do romance “O Menino Grapuína” e em nome do presidente da AGRAL, Ivan Montenegro, parabenizou a escola pela realização da X Feira do Livro, onde o fomento à leitura é o principal foco.

Ari Rodrigues, foi convidado para falar do projeto do Galpão Cultural Casa de Jorge Amado(de sua autoria), e na oportunidade, convidou em nome do prefeito municipal José Nilton Azevedo Leal, a direção da escola João Amâncio de Sá, a ser a primeira escola de outro município a levar alunos para conhecerem as instalações do Galpão Cultural. O convite foi prontamente aceito pela direção da escola, e a iniciativa foi bastante aplaudida pelos familiares dos alunos que estavam presentes.

Matéria postada originalmente no Blog da AGRAL