segunda-feira, 30 de setembro de 2013

“Giordano Bruno” será exibido nesta terça no Cine FICC

 

imageO Cine Ficc apresenta nesta terça-feira, o filme franco-italiano, datado de 1973, “Giordano Bruno”. O drama biográfico tem como tema o processo movido pela Inquisição Romana contra o filósofo italiano Giordano Bruno.

O diretor Giuliano Montaldo narra de maneira precisa a trajetória do monge e filósofo Giordano Bruno, que também era astrônomo e estudante Rosacruz. As ideias do padre italiano batiam de frente com os dogmas cristãos. Giordano defendia a reencarnação e o heliocentrismo, dentre outras coisas. Processado por Roma, Giordano se manteve firme nas suas convicções e, ao contrário de Galileu, negou-se a reconsiderar suas posições filosóficas, como a crença num Deus imanente, isto é, que habita o interior do homem.

O filme conta com a brilhante atuação de Gian Maria Volonté, além da excepcional trilha sonora do mestre Henry Morricone.

Giordano Bruno é uma história real que acaba funcionando como um hino à liberdade e à verdade, uma luta muito presente na contemporaneidade quando os iluministas ainda combatem as trevas da ignorância.

A exibição começa às 19 horas, na sala de cinema da Ficc, na Praça Laura Conceição, 339 (Praça da Catedral), no Centro. Como sempre, a entrada é franca e a pipoca é grátis. A partir da próxima semana, o Cine Ficc dá início ao “Outubro Nacional”, com a exibição de filmes nacionais de sucesso.

________________________________________

Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc)

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Cine FICC exibe “A felicidade não se compra”, nesta terça-feira (24.09)

 

image

O Cine FICC exibe nesta terça-feira, o filme “A felicidade não se compra”. Trata-se de uma grande metáfora sobre a vida, seus limites e superações. Frank Capra escreveu e dirigiu uma obra-prima, sem dúvida um dos melhores filmes da história do cinema. É impossível assistir “A Felicidade Não se Compra” sem se transformar, sem ser tocado na alma, sem se emocionar.

Além da sua dimensão humana, o filme também aborda a questão da ética capitalista, do dinheiro como valor versus os padrões fraternais de ser. O ponto de partida de Capra que é genial e serve a todos nós, independente de tempo e espaço, é o seguinte: como seria o mundo se eu não existisse? A resposta a essa questão é crucial para dar ou não sentido à nossa presença, à validade de termos nascido. “A Felicidade não se compra” já foi copiado, imitado e jamais superado.

A exibição começa às 19 horas, na Sala de Cinema da FICC, na Praça Laura Conceição, 339 (Praça da Catedral) no Centro, com entrada franca e distribuição de pipoca.

FICC - Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC)
Assessoria de Comunicação

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

CINE CLUBE GRAPIÚNA MÁRIO GUSMÃO

O CINE CLUBE GRAPIÚNA MÁRIO GUSMÃO, FOI INAUGURADO NO DIA 8 DE DEZEMBRO DE 2012.

ADMINISTRAÇÃO: ACATE

PARCERIA: CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA UESC

A Sopa Cultural comemora o seu 2° ano no mesmo Lugar

No dia 1° de Agosto de 2011, no bairro Berilo (Cabeceira da Ponte do São Caetano) no Experimenta Bar, foi lançada a Sopa Cultural da ACATE. No mesmo lugar há dois anos, a Sopa se consolidou como um dos pontos de encontros dos artistas e admiradores das artes e da cultura nas segundas-feiras de Itabuna.
A Associação Cultural Amigos do Teatro-ACATE, conhecida pela sua vontade e determinação de preservar a memória cultural da cidade, retorna com a Sopa Cultural no dia 23 de Setembro (segunda-feira) às 19 hs, no Experimenta Bar(não se mexe em time que está ganhando).
O evento foi idealizado por Eva Lima, Aroldo do Experimenta e Ari Rodrigues. Hoje conta também com o apoio de Babá Joias e Folheados e do Fórum de Cultura Itabunense-FDCI.
Já confirmaram participação, o presidente e o assessor de Comunicação da FICC Roberto José e Rick Mascarenhas respectivamente, Gal Macuco e Lígia Calazz de Buerarema, Robson Britto, Alan Costa e Zem Costa da ACODECC-Ferradas, Clovisnaldo Argolo e Antonio Oliveira do Clube dos Poetas do Sul da Bahia, os músicos Paulo Maia, Carlos Santana e Jaffet Ornelas, o radialista e blogueiro Val Cabral e sua esposa Joelma Cabral o cineasta Emiron Gouveia e muitos outros.
Só lembrando que a sopa é servida para os convidados sem custo algum, mas as bebidas são por conta de cada um.
O que? Sopa Cultural da ACATE
Onde? Experimenta Bar
Quando? Dia 23 de Setembro de 2013
Horas? 19 hs
Realização: ACATE, Experimenta Bar e Babá Jóias e Folheados

Marcada a data da Audiência Pública para discutir a questão do Teatro e do Centro de Convenções de Itabuna

Durante a realização do Fórum de Cultura Itabunense que aconteceu no dia 11 de Setembro no Teatro Sala Zélia Lessa, os representantes do MOVIMENTO PELA CONSTRUÇÃO DO TEATRO E DO CENTRO DE CONVENÇÕES DE ITABUNA o presidente da OAB de Itabuna Andirlei Nascimento e o presidente do Fórum de Cultura Itabunense-FDCI Ari Rodrigues, oficializaram o pedido de agendamento para uma Audiência Pública a se realizar na Câmara de Vereadores de Itabuna, junto ao primeiro secretário da Câmara, o vereador Antonio Cavalcante. Na manhã de hoje (quinta,19) a solicitação foi deferida e a data da AP será no dia 18 de Outubro às 15 hs.

Segundo a coordenação do Movimento, serão convidados oficialmente, o governador Jaques Wagner, o representante da SUCAB, o prefeito municipal de Itabuna Claudevane Leite, o ex prefeito Fernando Gomes de Oliveira, o representante do MP de Itabuna e deputados federais e estaduais que tiveram votação em Itabuna.

O Movimento reivindica também a NT onde são apontados os erros do projeto, fato que foi exaustivamente divulgado pelo governador como razão para a não conclusão da obra, o quanto foi gasto na obra e o que aconteceu com o empenho de 20.000.000,00 montante que daria para concluir a obra há sete anos, como está a questão da cláusula de reversão, disponibilização de documentos, plantas, projetos, planilhas orçamentárias e tudo mais que tenha relação com a obra, o nível de comprometimento da prefeitura municipal para assumir a retomada das obras e uma série de outras pendências que estão até o momento longe dos olhos da comunidade.

O Movimento é supra partidário e já conta com a participação de dezenas de instituições apoiando efetivamente todas as ações. A coordenação informa também, que no dia da Audiência Pública, começará um abaixo assinado para que a comunidade também manifeste a sua indignação a respeito do desperdício do dinheiro público e o descaso com que a cidade vem sendo tratada há mais de sete anos, no caso específico do "Elefante Branco".

Ministério da Cultura integra Itabuna ao Sistema Nacional

image

A cidade de Itabuna pode comemorar mais uma grande vitória, esta conquistada pelo engajamento da atual administração municipal, da comunidade artística e da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC). O município foi integrado ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). O decreto foi publicado no Diário Oficial da União, no dia 29 de julho de 2013, seção 3, nº 144.

A Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura enviou comunicado ao Prefeito de Itabuna, Claudevane Moreira Leite, com os anexos do acordo de cooperação federativa do SNC, além da cópia do extrato de publicação no Diário Oficial da União. O presidente da FICC, professor Roberto José comemorou a integração da cidade ao SNC.

Roberto explicou que a integração do município ao Sistema Nacional de Cultura proporcionará ao município a chegada de mais recursos para o fomento de políticas públicas culturais. “É o primeiro passo para uma grande revolução cultural em nossa amada terra grapiúna. Assim, para existir cidadania plena é preciso existir cidadania cultural”, pontuou.

Roberto José adiantou ainda que com essa estrutura, o cidadão itabunense e o artista passam a ter um grau de importância muito maior, evidenciado pela necessidade de maior participação, sobretudo nas decisões sobre os investimentos a serem feitos.

O sistema age por meio dos conselhos, que estão em fase de implantação e das conferências (já foram realizadas, tanto a municipal, quanto a Territorial de Cultura). A partir desses espaços e com a participação da sociedade e da classe artística, formulam-se, acompanham-se e aplicam-se as políticas de cultura.

Ainda sobre o SMC, professor Roberto José indicou também que o seu funcionamento é parecido com o do Sistema Único de Saúde (SUS) ou do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Dessa forma, os sistemas são comparáveis, mas a área cultural tem uma diversidade e complexidade maiores, pois são muitas linguagens artísticas e expressões culturais”, concluiu.

__________________________________________

Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania

Assessoria de Comunicação Social

19 de setembro de 2013.