quinta-feira, 12 de junho de 2014

“SÃO JOÃO DA CIDADE”

 image

Crianças, jovens, pais e mães, vovô e vovó. Festa da família. Forró. Arrasta-pé. Dança. Comidas típicas. Trajes típicos. Sanfona e triângulo. Brincadeiras. Distribuição de brindes. Friozinho e o calor humano esquentando os corações dos itabunenses. Este foi o clima com que a Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) realizou na noite desta quarta-feira (11) o "São João da Cidade", evento ensejado a rogo do projeto "São João dos Bairros", também realizado nos bairros Mangabinha, João Soares e Fátima e que teve como co-realizadoras a TV Santa Cruz e a Rádio Bahia FM Sul.

O "São João da Cidade" se transforma na retomada, pelo município, das suas festas mais tradicionais. A proposta, indica o presidente da FICC, professor Roberto José da Silva, é justamente a de estender para a região central o sucesso das festas de rua, que nunca deixaram de acontecer em Itabuna. "Nosso São João é forte, tem apelo comercial, tem um público cativo, dialoga de forma muito direta com o povo de Itabuna. Então, queremos fazer dessa festa de hoje um espelho de um projeto grandioso que visa transformar a cidade de Itabuna em roteiro turístico dos festejos juninos no interior da Bahia".

O "arrasta-pé", que começou às 18hs, na Praça Rio Cachoeira (Beira-Rio), próximo à Câmara de Vereadores, teve apresentações diversas como a peça teatral "Casamento na Roça", apresentado pelo Grupo de Teatro da FICC, quadrilhas de diversas escolas, jogos recreativos típicos e serviços de maquiagem infantil. A animação ficou com as bandas "Pois É" e "Colher de Pau", de Salvador. A principal atração da noite, a banda "Cacau com Leite" encerrou o festejo com chave de ouro, relembrando os principais sucessos da banda e trazendo para o ritmo do forró o melhor da MPB.

Segundo cálculos da Polícia Militar, o público estimado foi de 10 mil pessoas. Thiago Meira Xavier, 25 anos, estudante universitário, morador do Pontalzinho, curtiu a festa com a namorada. Segundo ele, "Itabuna é uma cidade festeira por natureza e ter uma festa de São João é muito bom. Quando a festa acontece sem brigas, com muita paz, sem violência, é melhor ainda", disse.

Muitos itabunenses aproveitaram também a realização da festa para conseguirem uma renda extra. Não faltou, no local do evento, barracas de bebidas e comidas das mais variadas.

Bairro de Fátima encerrou com muita animação o São João dos Bairros

O projeto São João dos Bairros, da TV Santa Cruz, e que, em 2014, teve a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) como co-realizadora, foi encerrado, em Itabuna, no último domingo (09), nas ruas Reinaldo de Andrade Souza e Rua São Sebastião (praça principal do bairro). Por lá, a festa também foi de muita emoção e brilho, com público estimado calculado pela Polícia Militar de pelo menos oito mil pessoas. O bairro de Fátima é apontado como um dos favoritos para continuar recebendo o projeto em 2015. Os três bairros visitados pelo projeto (os outros dois foram Mangabinha e João Soares) são avaliados em termos de animação, público e envolvimento da comunidade. O bairro mais bem avaliado conquista o direito de continuar no calendário da festa no ano seguinte.