O Cine Ficc apresenta nesta terça-feira, o filme franco-italiano, datado de 1973, “Giordano Bruno”. O drama biográfico tem como tema o processo movido pela Inquisição Romana contra o filósofo italiano Giordano Bruno.
O diretor Giuliano Montaldo narra de maneira precisa a trajetória do monge e filósofo Giordano Bruno, que também era astrônomo e estudante Rosacruz. As ideias do padre italiano batiam de frente com os dogmas cristãos. Giordano defendia a reencarnação e o heliocentrismo, dentre outras coisas. Processado por Roma, Giordano se manteve firme nas suas convicções e, ao contrário de Galileu, negou-se a reconsiderar suas posições filosóficas, como a crença num Deus imanente, isto é, que habita o interior do homem.
O filme conta com a brilhante atuação de Gian Maria Volonté, além da excepcional trilha sonora do mestre Henry Morricone.
Giordano Bruno é uma história real que acaba funcionando como um hino à liberdade e à verdade, uma luta muito presente na contemporaneidade quando os iluministas ainda combatem as trevas da ignorância.
A exibição começa às 19 horas, na sala de cinema da Ficc, na Praça Laura Conceição, 339 (Praça da Catedral), no Centro. Como sempre, a entrada é franca e a pipoca é grátis. A partir da próxima semana, o Cine Ficc dá início ao “Outubro Nacional”, com a exibição de filmes nacionais de sucesso.
________________________________________
Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc)
Nenhum comentário:
Postar um comentário