sábado, 12 de maio de 2012

RESUMÃO DO WALMIR…

Galera! Estive ausente da coluna por motivos de viagens e outros afazeres que me impediram de escrever sobre os acontecimentos culturais. Porém, não deixei de anotar tudo que vi e faço aqui um resumão pra deixar todos informados.

I

imagePrimeiro vamos ao Concurso Beleza Negra: foi uma festa magnífica que aconteceu nas primeiras semanas de dezembro em função de novembro ter tido muita chuva. Esta edição aconteceu no Clube SEAC e pela primeira vez em espaço fechado coisa que não gostaria muito de ter acontecido, pois este evento nasceu na Praça da Rua 2, no Jardim Primavera, mas em 2012 se tudo correr bem, ela voltará à praça. Agradecimentos à Diretoria da FICC e a todos os servidores que deram a maior força para que tudo saísse nos conformes. A detentora do título foi a Jamile Vitória, moradora do Bairro de Zizo. Parabéns!

imageAinda em novembro fomos surpreendidos com a notícia de que Ramon Vane, nosso ator “regiuniversal” arrebatou o prêmio Candango de Ouro de melhor ator coadjuvante no Festival de Cinema de Brasília, e no FESTICINE em Goiânia. A região deveria dar mais atenção aos nossos talentos que não são poucos. Parabéns Ramon!

 

 

II

imageEm Fevereiro teve Carnaval antecipado ou normal? Não, foi em três de Março de 2012 devido à greve da polícia. Em Itabuna não tem tido Carnaval há muito tempo; porém, os blocos Maria Rosa, Casados I... Responsáveis e tantos outros organizaram a Lavagem do Beco do Fuxico que atraiu uma multidão ávida por diversão e foi uma festa muito, muito bacana. Quando o povo quer, tudo acontece.

III

imageO templo da arte da cidade, o Centro de Cultura Adonias Filho esteve movimentado em Março com várias atrações culturais. Destaque para O Auto Falante, monólogo do Ator Lucas Oliveira que é uma grande expressão teatral em nossa cidade. Um apelo à sociedade: visitem o Centro de Cultura, por lá acontecem várias atrações durante todos os meses.

IV

imageAbril, mês da semana Santa, Itabuna teve bela produção: A Paixão de Cristo que reuniu grande elenco. No papel de Cristo, Osvaldo Mil, o nosso ator itabunense que vive hoje no eixo Rio-São Paulo. Outros atores abrilhantaram o espetáculo - de Aldo Bastos, Jailton Alves, Marquinhos Nô, Jaffet Ornelas, Fátima Farias, Evaldo Batista, Walmir do Carmo (fiz José de Arimateia e apóstolo Matheus), Igor Pimentel, Igor Novais, Jobson Vieira, Rafael de Souza, Célia Alves, Elton de Oliveira, Gabriela Almeida, Helena Gabrielle, Igor Garcia, Ingrid Rocha, João Ataya, Jobson Xuxu, Katia Jade, Kauane Messias, Luana Almeida, Marcelo Lobo, Murilo Pitombo, Vanessa Guimarães, Wallace Costa. A equipe da FICC está de parabéns pela iniciativa.

V

Finalmente em Maio, fui ao Centro de Cultura ver dois espetáculos que achei muito bacanas:

imageO espetáculo O Pequeno Príncipe, montado pela Academia Corpore com direção de Daisy Santos, passeou pela música, teatro e dança, onde foi feito resumo e adaptação do livro de Antoine Saint-Exupéry. Vai aqui meus parabéns para todo elenco, com destaques para Bay Martins - narrador, Joadson Costa - o príncipe, Lindamara Braga- a cobra e Júlio César Messias - o bêbado. Malena Dória foi a responsável pela parte teatral e Bob Lu, como sempre pelas gravações. Quem não viu perdeu.

imageStand up, Por inteiro e sem Cortes com o ator Paulo Prazeres (Salvador) que participou do Projeto da SECULT – Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – Verão Cênico, que circulou pelo interior do Estado. Um trabalho sem apelos pornográficos que deixou a plateia muito sorridente.

Nenhum comentário: