terça-feira, 4 de setembro de 2012

Pixelando Ciclo de Debates e Oficinas de Audiovisual

clip_image002

Pixelando Ciclo de Debates e Oficinas de Audiovisual

Evento leva para Itabuna, formação de mão-de-obra e de público além de promover debates para os vestibulandos e de temas relevantes do audiovisual

Durante os dias 06 à 09 de setembro de 2012, no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna será realizado o Pixelando ciclo de debates e oficinas de audiovisual, tendo em sua programação, a exibição de três filmes que fazem parte do conteúdo programático dos vestibulares da UFBA e UESB, o Workshop sobre a Programadora Brasil, uma palestra sobre o papel das associações no fortalicemtno do setor audiovisual, uma mesa de debates sobre o Cineclubismo, além de exibições de curtas produzidos na região. O evento é gratuito, sujeito a lotação do espaço. Para ter acesso aos workshops, mesas de debates e exibições dos filmes é necessário chegar com uma hora de antecedencia para se credenciar e garantir a vaga.

O Pixelando Ciclo de Debatas e Oficinas de Audiovisual é uma realização do Núcleo de Produções Artísticas e da Panorâmica Produções, com o apoio financeiro da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia, por meio do Edital da Demanda Espontânea de 2011.

OFICINAS TODOS OS DIAS

Durante todos os dias, das 08 às 12 horas da manhã, acontecerão as 04 oficinas propostas nessa primeira edição. Produção com Cristiane Santana, Roteiro com Edson Bastos, Sonoplastia com Victor Aziz e Fotografia com Felippe Thomaz. Com o total de 102 pessoas inscritas, cada oficina terá carga horária de 16 horas/aula, com direito a certificado para os participantes com no mínimo 75% de assiduidade às aulas.

A Oficina de Produção ficará a cargo de Cristiane Santana, Especialista em Audiovisual e Graduada em Comunicação Social com habilitação em RTV pela UESC, atua como Produtora e Gestora Cultural no Núcleo de Produções Artísticas empresa que desde 2009 vem se dedicando ao fazer cultural e à produção e difusão audiovisual. Dirigiu e coordenou a produção de diversos e premiados projetos como o Festival de Cinema Baiano, Mostra Universitária Salobrinho de Audiovisual, Pixelando on line, Memórias do Rio cachoeira, Joelma e O velho e os Três Meninos.

A Oficina de Roteiro sera ministrada por Edson Bastos, Especialista em Audiovisual pela UESC e Graduado em Comunicação Social com habilitação em Cinema e Vídeo pela FTC. Diretor e roteirista dos curtas Joelma, Veras e Jeep, atualmente desenvolve o seu primeiro projeto em ficção no formato de longa-metragem, “Os Magros”, adaptação do livro homônimo do escritor grapiúna Euclides Neto.

A Oficina de Sonoplastia terá como facilitador Victor Aziz, graduado em Comunicação Social RTV e Especialista em Audiovisual pela UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz. Com mais de 12 anos de experiência em Rádio e TV, atua como Produtor e Gestor Cultural desde 2009 na diretoria do Núcleo de Produções Artísticas. Realizou projetos premiados como Pixelando Online, Memórias do rio Cachoeira, Festival de Cinema Baiano e Mostra Universitária Sulamericana de Audiovisual.

E a Oficina de Fotografia será realizada por Felippe Thomaz, Mestrando em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA e Graduado em Comunicação Social na UESC, atua como videomaker e fotógrafo desde 2006. Já realizou trabalhos em vídeo para a Caixa Econômica Federal, IRDEB, TRE-CE, Jequitibá Plaza Shopping, TV Bahia, Vivo, além de filmes publicitários e independentes. Em 2010, ministrou as disciplinas de Fotografia, Edição e Computação gráfica na TV Itamaraju, curso promovido pela ONG Ação Pela Cidadania em parceiria com a SEDES – BA.

DEBATES E WORKSHOPS

Na quinta-feira 06 de setembro, das 14h às 17h, acontecerá o Workshop Programadora Brasil – Central de acesso ao Cinema Brasileiro, programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura realizado pela Sociedade Amigos da Cinemateca sob a coordenação da Cinemateca Brasileira, cujo objetivo primordial é ampliar o acesso às produções recentes e aos filmes representativos da nossa cinematografia e que estão fora do circuito de exibição. O workshop sera ministrado por Caio Julio Cesaro, Doutor em Multimeios (IA, Unicamp) e Meste em Comunicação e Mercado (Cásper Líbero). Desde 2004, trabalha na Kinopus Audiovisual, ocupando diversas funções.

Na sexta-feira, 07 de setembro, das 14 às 17 horas, será realizada a Mesa Miradas sobre o audiovisual na Bahia - O papel das Associações no fortalecimento do setor audiovisual, tendo como convidados Carollini Assis, Jornalista, escritora e roteirista, Especialista em Roteiros para Tv e Cine pela Unijorge, atual Diretora Institucional da Associação Baiana de Cinema e Vídeo/Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas (ABCV/ABD-BA), Tuna Espinheira (currículo) e a Cooperativa de Cinema.

Já no sábado, 08 de setembro, das 14 às 17 horas, acontece a mesa Cineclubismo e Estratégias para a formação do olhar, com Juliana Machado, do Cineclube Itacaré, Cláudio Lyrio, do cineclube Mocamba, tendo como mediadora Gleciara Ramos da União de Cineclubes da Bahia.

FILMES PARA O VESTIBULAR

Primeiro filme a ser exibido, O homem que engarrafava nuvens, de Lirio Ferreira, é um documentário que relata a história do músico Humberto Teixeira, compositor e precursor da criação do Baião. Entre suas composições importantes clássicos como ''Adeus Maria Fulo'' e ''Asa Branca'', a segunda canção mais popular no Brasil. A sua subida ao estrelato nos anos 50 foi meteórica, mas foi eclipsada pelo seu parceiro, Luiz Gonzaga, o ícone que imortalizou suas canções e tornou-as mais conhecidas na cultura brasileira. Com a chegada da Bossa Nova, o Baião e Humberto Teixeira afundaram-se na obscuridade. Nas décadas seguintes, a sua música só era ocasionalmente registrada, por exemplo, em resposta à ditadura militar de 1964. O filme solicitado pelo vestibular da UESB e terá como palestrante a Mestre em Estudo de Lingugens, graduada em Letras vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia, Professora da Universidade do Estado da Bahia - campus XXVI, Professora de Língua Portuguesa da Rede Pública de Ensino e Formadora do Projeto UCA - Um Computador por Aluno - MEC/UFBA/FACED, Liz Maria Teles. O filme sera exibido no dia 06 de setembro, às 18:30 com debate logo após a sessão.

O segundo filme a ser exibido no Pixelando, será Baile Perfumado, de Lírio Ferreira e Paulo Caldas, solicitado na segunda etapa do vestibular da UFBA de 2013, o filme fala conta sobre o fotógrafo árabe Benjamin Abrahão, homem de confiança de Padre Cícero. Ele parte para Juazeiro, no Ceará, nos anos 30, para levantar recursos e filmar Lampião e seu bando. Graças à sua habilidade para estabelecer contatos, Benjamim localiza o cangaceiro e registra o cotidiano do grupo. Porém, o filme é proibido pela ditadura do governo de Getúlio Vargas, durante o Estado Novo. E para debater sobre o filme, João Evangelista Neto, graduado em Letras vernáculas pela UEFS, possui especialização em estudos literário e mestrado em literatura e diversidade cultural, discutindo a relação entre literatura e cinema. É pesquisador da literatura comparada, no campo da literatura, televisão e cinema e analisa as questões relativas à identidade sertaneja. Professor assistente da UNEB da área de literatura, Coordenador do Projeto Claquete: Cinema na Comunidade, realizando mostras de cinema e exibições de filmes, em diversos locais do sertão da Bahia. O filme será exibido no dia 07 de setembro, às 18:30h, e o debate acontecerá logo após a sessão.

Por fim, o Pixelando exibirá Diários de Motocicleta, de Walter Salles. Che Guevara (Gael García Bernal) era um jovem estudante de Medicana que, em 1952, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de la Serna). A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após 8 meses. Eles então passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, sempre conhecendo novos lugares. Porém, quando chegam a Machu Pichu, a dupla conhece uma colônia de leprosos e passam a questionar a validade do progresso econômico da região, que privilegia apenas uma pequena parte da população. Para debater o filme com o público, nossa convidada sera Indaiara Silva, Pedagoga da Rede Municipal de Ensino de Itabuna e da Rede Estadual de Ensino do Estado da Bahia. Atua como Assessora Pedagógica nas Redes Municipais de Ensino de Canavieiras e Ubaitaba, coordenando programas de formação continuada de professores da Educação Básica e ministrando cursos e palestras nas suas áreas de formação, atuação e pesquisa: Alfabetização e Letramento, Currículo e Educação das Relações Étnico Raciais e de Gênero. É coordenadora da Marcha das Vadias de Itabuna e contribui em movimentos sociais com recorte de classe, raça e gênero. Cinéfila, utiliza-se intencionalmente do cinema na formação de crianças, jovens e adultos, como instrumento que contribui na ampliação das reflexões sobre a realidade, na educação da sensibilidade e do senso estético/ético. O filme sera exibido no dia 08 de setembro, às 18:30h, com debate após a sessão.

PROGRAMAÇÃO POR DIA

§ TODOS OS DIAS - 06 a 09 de setembro

08h-12h – Oficinas de: Produção com Cristiane Santana, Roteiro com Edson Bastos, Sonoplastia com Victor Aziz e Fotografia com Felippe Thomaz.

§ 06 de setembro – quinta-feira

14h-17h – WORKSHOP - Programadora Brasil – Central de acesso ao Cinema Brasileiro com Caio Cesaro

18h – CURTA NA TELA – Nunca mais vou filmar, de Leandro Afonso

18:30h – LONGA – O homem que engarrafava nuvens, de Lírio Ferreira.

20:30h – DEBATE - com Liz Maria Telles.

§ 07 de setembro – sexta-feira

14h-17h – MESA - Miradas sobre o audiovisual na Bahia - O papel das Associações no fortalecimento do setor audiovisual com Carollini Assis, Tuna Espinheira e ?

18h – CURTA NA TELA – A fórmula, de Henrique Filho

18:30h – LONGA – O baile perfumado, de Lírio Ferreira

20:30h – DEBATE - com João Evangelista Neto

§ 08 de setembro – sábado

14h-17h – MESA - Cineclubismo e Estratégias para a formação do olhar com Juliana Machado, Cláudio Lyrio e Gleciara Ramos

18h – CURTA NA TELA – Joelma, de Edson Bastos

18:30h – LONGA – Diário de motocicleta, de Walter Salles

20:30h – DEBATE - com Indaiara Silva

SERVIÇO

O que: Pixelando: Ciclo de Debates e Oficinas de Audiovisual

Quando: 06 a 09 de setembro de 2012.

Onde: Centro de Cultura Adonias Filho – Itabuna-Ba

Quanto: Entrada Franca

Realização: Núcleo de Produções Artísticas e Panorâmica Produções

Imprensa: pixelandodebates@gmail.com

clip_image002

Nenhum comentário: