domingo, 11 de novembro de 2012

SEMINÁRIO – Implementação do conselho municipal de cultura.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-H0tfkZ9fD0Sk0wWCEvSwV2pFRFL559NbS-eVv6M8Buih3f15KdtOLVMvgDCj5FK7DbWOEtDy7RsaPqzNqL_PfM5gwRYY5fvIAqs_ECmMFDKLZyiFqHQ1JZCLjDV1fdJDQtt4t1Nl1bPo/s1600/Cartaz+do+Semin%C3%A1rio+de+Implementa%C3%A7%C3%A3o+do+Conselho+Municipal+de+Cultura+de+Itabuna.jpg

A existência de um Conselho Municipal de Cultura é instrumento básico para a efetivação de políticas voltadas para a cultura, constituindo-se em veículo imprescindível, no plano institucional, para a formalização dos meios, das discussões, das decisões e dos encaminhamentos junto aos vários órgãos, sejam eles do Município, do Estado e do Governo Federal, incluindo dentre as suas funções a fiscalização das diversas ações que venham a ser implementadas no âmbito municipal.

Sua importância é tamanha que nenhuma ação que demande a intervenção de recursos oriundos do poder público pode seguir adiante sem o crivo de um parecer técnico do Conselho Municipal de Cultura.

Recentemente o Estado da Bahia editou a Lei Orgânica da Cultura fazendo com que sejam desenvolvidas, através dos instrumentos nela estabelecidos, políticas públicas voltadas para resgate e reconhecimento das diversidades e manifestações culturais em todo o território baiano, o que significa fortalecer a atuação e a valorização dos segmentos artísticos em todas as suas dimensões (dança, literatura, teatro, artesanato, música, folclore, circo, etc.).

Parte que somos do segmento cultural itabunense buscamos contribuir para o fortalecimento dos diversos movimentos e segmentos que expressam a cultura grapiúna. No entanto, como ocorre com outros atores deste processo, tem nos faltado, quando buscamos órgãos governamentais, a chancela do Conselho Municipal de Cultura.

Assim, aproveitando a grande mobilização da eleição do Colegiado Setorial das Artes, a Associação Cultural Amigo do Teatro-ACATE e a Academia Grapiúna de Letras-AGRAL, junto com instituições culturais e a sociedade civil organizada sentem a necessidade de (re)implantar o Conselho Municipal de Cultura, para evitar que o Município de Itabuna continue a não participar das propostas junto ao Estado e à União das políticas públicas para a cultura.

Para discutir esta realidade e a imperiosa necessidade de um CMC atuando em todas as suas dimensões realizaremos no dia 19 de novembro do corrente, um Seminário para discutirmos a realidade das ações culturais diante da Lei Orgânica da Cultura do Estado da Bahia e (re)implementação do Conselho Municipal de Cultura no Município de Itabuna.

Já temos confirmados as presenças de Normelita Oliveira representante do Conselho Estadual de Cultura e presidente da comissão dos conselhos municipais, de Kuka Matos da Assessoria de Relações Institucionais da FUNCEB, do ator e diretor de teatro Wendel Damasceno técnico da FUNCEB, Pawlo Cidade presidente do FAEG-SUL e membro do Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus, Raquel Galvão da Coordenação de Macroterritório, de Ivan Krebs Montenegro presidente da Academia Grapiúna de Letras, do Profº Antonio Costa coordenador do Grupo de Ação Comunitária-GAC, do Professor Cristiano Lôbo diretor da FTC-Itabuna, do Dr. Andirlei Nascimento presidente da OAB-Itabuna, de Juvenal Maynart superintendente da CEPLAC, e outros nomes que confirmarão suas presenças no decorrer desta semana.

O seminário acontecerá no dia 19 de Novembro, das 9h às 17h(com intervalo para o almoço), no Teatro Sala Zélia Lessa, na rua São Vivente de Paulo s/n Centro, Itabuna.

Os interessados em participar devem solicitar a ficha de inscrição através do e-mail harirfilho@hotmail.com e ou pelo cel: (73) 8873-5478, falar com o Ari Rodrigues, coordenador do evento.

ASCOM-ACATE

Nenhum comentário: