quarta-feira, 5 de outubro de 2011

DEUS DA CARNIFICINA…

Por Walmir do Carmo

imageimage

Em viagem por Vitória - ES para rever parentes e amigos, tive o prazer de assistir no dia 25 de Setembro, no Teatro da Universidade Federal de Vitória em Goiabeiras - Deus da Carnificina com os consagrados atores e atrizes: Paulo Betti, Orã Figueiredo, Deborah Evelyn e Júlia Lemmertz, Texto de Yasmina Reza (escritora francesa) e direção de Emílio de Mello.
A peça fala sobre dois casais que se encontram para resolver um incidente envolvendo seus filhos pequenos: um deles quebrou dois dentes do outro numa briga na praça. O que era para ser uma tentativa de reconciliação acaba num caos. A polidez inicial dos envolvidos desaparece e se transforma numa troca de insultos.
“É uma comédia ácida que fala muito claramente da nossa sociedade de hoje, é jogo delicioso de ver e de fazer, são quatro atores em cena o tempo todo, pais de filhos que brigaram na escola, tentam se entender, mas acabam por se comportar pior do que os próprios filhos.”
“Um espetáculo de alta qualidade artística e humana, o que há de bom no teatro contemporâneo com uma direção precisa e quatro atores muito inspirados e batendo um bolão! Modéstia a parte.” Comenta Júlia Lemmertz em entrevista no ESPTV.
Deus da Carnificina é uma Comédia sem juízo. Texto de alto nível, atores afinadíssimos, iluminação e som impecáveis.
Após o espetáculo que teve duração de 1hora e 20minutos, eu, como tiete que sou de Paulo Betti, não poderia perder a oportunidade de conversar com os atores e ser fotografado ao lado de Paulo Betti que com sua simpatia perguntou pelo Sul da Bahia e me pediu para divulgar o site: www.casadagavea.org.br
, onde ele escreve. Está aí uma dica para quem quiser visitar o site que achei muito interessante.
Pude observar que os atores após o espetáculo conversaram com todas as pessoas no foyer do teatro e deixaram ser fotografados com todos, na maior paciência e simpatia. Vejam que são atores consagrados! Fica aqui um recado para os atores e atrizes de Itabuna – humildade, sempre!

3 comentários:

Pingo Grapiúna disse...

Arrasou Walmir, sou e quem não é fã desse ator petista, não é mesmo? Gostei da palavra HUMILDADE, gostava de assistir um trabalho como este, o tema mexe com nossos enteresses principalmente eu que sou pai de uma menina linda que fez 9 anos 2 de outubro, e já manifesta esse tipo de preucupação. Obrigado mais uma vez estar aqui em nosso blog trazendo tão preciosas informações.

Jamil disse...

Senhor editor:
Sou de Ilhéus, professor de literatura e moro na Espanha, onde dou cursos sobre literatura brasileira, destacando a baiana. Como leitor assíduo deste blogue sinto falta de uma longa e afiada entrevista com duas gratas revelações da nova literatura grapíúna: Antonio Nahud Júnior e Genny Xavier. Nahud tem uma rica experiência de vida, publicou muitos livros, entrevistou celebridades e atualmente edita um dos blogues mais elogiados e vistos do Brasil. Genny é conhecida por sua atuação cultural e é autora de excelentes poemas. Que tal entrevistá-los urgentemente? Os meus alunos agradeceriam. Ambos são talentosos, discutem qualquer tema honestamente e orgulham nossa Região. Fica a sugestão.
Cordialmente,

Jamil Landim

Artistas de Itabuna disse...

Olá Jamil, também gostaríamos de contar com a participação dos dois citados por ti, mas infelizmente o contato que fizemos não houve feedback.
Adoraremos quando eles se dignarem a nos presentear com um breve bate papo virtual.
O blog é aberto para toda manifestação de arte e cultura e são os artistas e cultos que produzem a noticia.
Quem quiser divulgar algo, basta nos enviar material que divulgaremos, sem custo algum, o blog não tem fins lucrativos.
Axé pra ti.