quinta-feira, 9 de maio de 2013

HERVAL LEMOS – “Uma estrela que dorme…”

PICT0035

Quem visita a noite ilheense, pode se deparar com um canto leve, mas firme e extremamente melodioso, que pertence ao cantor da noite, um verdadeiro menestrel, chamado Herval Lemos.Quem dali sai leva nas lembranças aquela interpretação ímpar de músicas de sua autoria e de tantos outros artistas nacionais. 
Que pena, poderá dizer alguns, por não ter em mãos, em qualquer tipo de mídia disponível nos dias de hoje, essa voz, esse canto, para repartir com seus amigos.
Pessoas de vários lugares do Brasil e do mundo.
Os ilheenses podem a qualquer dia revisitar a página da história viva da música sulbaiana, indo a um bar e ouvindo novamente a voz de Herval Lemos, mas quem está longe?

Este prelúdio vem apenas relativizar a pequena história deste artista sulbaiano que tem muitos admiradores, mas parece uma ESTRELA QUE DORME.
O blog ARTISTAS DE ITABUNA foi até a cidade de Ilhéus e bateu um papo descontraído com Herval Lemos, cantor, compositor e professor de música.
De cara ele nos revelou que a sua entrada no mundo da música foi por acaso, se deu quando o amigo Bruno, dono de um bar famoso de Ilhéus chamado BARRAKITIKA, o viu tocando em rodas de amigos de forma descontraída e fez o convite para participar de uma oficina de música. Confessa Herval,de que foi lá extremamente tímido, como é até hoje. Apresentou o que sabia na época e logo com seu jeito manso de interpretar ganhou o carinho e atenção de todos.
Fez cursos com professores renomados na região como Leto Nicolau e logo depois foi para Salvador estudar no conservatório SEMBA de música e após retornar a Ilhéus ministrou aulas de teoria musical no Colégio são Jorge dos Ilhéus.
Com o tempo os alunos pediram para aprender com ele tocar violão e até hoje ele tem alunos e mais alunos buscando este aprendizado.
Dono de um estilo próprio de se relacionar com o instrumento, chama a atenção de todos e principalmene dos jovens.
Herval cita muitos mestres e dentre eles o saudoso Saul Barbosa, ilheense de grande sucesso na capital baiana e Ivan Bittencourt. Ele diz que deveria ter o sobrenome "Privilegiado", pois todos que chegam perto dele acabam deixando informações musicais.
O estilo e a forma de tocar é tão peculiar que Herval acaba tendo sempre alguém, músico profissional ou não, buscando orientação de como tocar o instrumento.
Ele se sente orgulhoso nisto e vive a sua vida de forma tranquila, entre ministrar suas aulas particulares, passar informações a outros amantes da música e tocar nos barzinhos de Ilhéus e região.
Seu primeiro contato com o público através da gravação de uma música foi como compositor, quando a grande cantora CHICA D'CIDRA interpretou em um festival (CANTA BAHIA em 1994 )sua música "DIVINDADE" e foi classificada em segundo lugar.
em 1997 ele participou do mesmo festival e classificou sua música "AFLORAÇÃO" em quarto lugar, por conta  desta participação ele foi convidado a participar do projeto TROFÉU JUPARÁ e teve sua música "MENINAS DE BATOM" gravada na coletânea JUPARÁ II.

...

O resto da história fica por conta dos que convivem com o cantor, compositor Herval Lemos...
Ao final do bate papo ele pediu que colocasse o tema deste encontro como sendo:
MEU OBJETIVO É DORMIR, isto se deu pois perguntamos sobre seus projetos futuros e ele disse que o principal objetivo é dormir, apenas dormir.
Um representante do espírito de cantador, tal como vemos nas histórias de tempos antanhos. que a natureza permita que possamos vê-lo mais e mais e você que ainda não curtiu a sua música, apareça em uma bar de Ilhéus e curta o seu som ao vivo e leve no coração toda a sua musicalidade.
PICT0037PICT0034

Nenhum comentário: