terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

AI ENTREVISTA: ZENON MOREIRA

 

http://www.4shared.com/audio/7PDsM4cc/zenon_moreira_-_cheiro_bom.html

È com extrema satisfação que o blog ARTISTASDEITABUNA entrevista esta figura ímpar da nossa cena cultural e artística.

Deliciem-se com as palavras duras e sábias do nosso querido ZENON MOREIRA…

ZENON MOREIRA (3)

Zenon Moreira Músico, poeta, instrumentista, cantador e filósofo, nasceu em Itabuna - Bahia em 22 de Setembro de 1965. Aos doze anos, recebeu das mãos do seu pai um violão como presente e desde então, resolveu "ser pássaro e voar". Tocou em vários festivais, bandas de bailes, trios elétricos, porém, não se conformou com tão pouco. O que Zenon queria mesmo era descrever as maravilhas do universo e do mundo, com o toque e sensibilidade poética, cantando a vida do povo, das regiões, o sol, a lua e as estrelas, a mata, o rio, o mar e os bichos... Já dividiu palco com vários artistas de renome, percorrendo o Brasil com sua arte encantadora e se encantando cada vez mais com a diversidade cultural do seu país, fonte eterna de inspiração. Zenon já gravou alguns CDs, o último intitulado O Canto Do Rio, onde fala da importância e da necessidade da preservação e do resgate, não só do rio, mas também de toda fauna e flora brasileira. Este é o perfil do cantador das alegrias.

ZENON MOREIRA (1)

AI - Há muito tempo você está no mundo da música e é radicado em Itabuna, mas faz seus shows pelo mundo: Como você observa a cena artística de Itabuna no momento?

ZN - Caótica!... Itabuna é um dos celeiros brasileiro, onde agrega uma diversidade de valores incomensuráveis, não só na área musical, mas também na arte cênica, nas artes plásticas, no artesanato, sem deixar de mencionar a grandiosidade literária. Só que os artistas tendem a desbravar outros campos para dar voz a sua arte. E isso é triste, porque muitos acabam sufocados por não terem apoio nem espaço na base de lançamento dos seus trabalhos.

ZENON MOREIRA (2)

AI - Temos muitos artistas de várias artes e a divulgação, como está sendo feita?

ZN - Na verdade não há divulgação... a não ser as pouquíssimas empresas privadas (digo: rádio, jornal... duas ou três) que dão oportunidades para que os artistas possam atuar, divulgando seu trabalho no âmbito itabunense (isso é pouco), falo não por soberbia. Porém os setores públicos que são responsáveis pela difusão da nossa arte, se opõem a ajudar, e quando lançam “meia dúzia de gatos pingados” para o público de Itabuna (parece-me até carta marcada) acham que estão fazendo jus às “belas artes” que tão valorizam a nossa terra. A arte é algo incondicional e independe de grupo político, penso eu.

ZENON MOREIRA (4)

AI - O que falta para os músicos de Itabuna brilharem mais ainda no cenário baiano e nacional levando o nome da cidade de Itabuna? (Sabemos de grandes artistas da musica baiana, mas que não tem um trabalho tão referencial em Itabuna)

ZN - É necessário que as Rádios, as TVs, os Jornais e os departamentos públicos responsáveis pela nossa cultura, possam dar voz aos artistas sem privar “A ou B”, dando-nos o que é nosso por direito: as verbas que chegam para o incentivo cultural e os espaços adequados para as apresentações.

ZENON MOREIRA (5)

AI - Como está a vida do Zenon? Artisticamente é claro...

ZN - Bem, Obrigado! Mesmo com as dificuldades encontradas em meio à caminhada, jamais pensei em parar e sou amparado por alguns Estados e Municípios que admiram e respeitam meu trabalho. Apesar de não estar de “certa forma” na mídia, estou sempre atuando: em praças públicas, centros culturais e auditórios pelo Brasil e só tenho a agradecer, pois, a arte por si só, rompe as barreiras dos descasos políticos.

ZENON MOREIRA (6)

AI - Quer deixar algum recado para o público e para os artistas de Itabuna?

ZN - Quero dizer que o público, tem direito de degustar do que é bom, não se deixando levar tão somente pela indução consumista: “que haja feijão e arroz no prato, mas também as boas iguarias, pois essas, não alimentam somente o corpo e sim a mente e a alma”!... No que diz respeito à música de qualidade. rsrsrsrs

ZENON MOREIRA (8)

AI – Agradecimentos…

ZN - Até que enfim, algo novo! Só uma cabeça maravilhosa e pensante, como a da direção do blog “ARTÍSTAS DE ITABUNA”, para dar aos artistas e ao público esse presente.

PARABÉNS! Que o resgate da nossa cultura seja o foco principal, pois artistas unidos, jamais serão vencidos.

 

AI – Nós é que agradecemos por voce existir e nos brindar com tanta qualidade e por ser um ser humano de “extrema” raridade. Como diria o “gordinho do Plimplim”. Voce é bom tanto no pessoal como no profissional.

Axé pra ti.

ZENON MOREIRA (2)ZENON MOREIRA (7)

12 comentários:

CIDADÃO SHOW disse...

Muito boa a entrevista com esse grande musico da cidade de Itabuna Zenon Moreira.Pena que os nossos governantes não dão a minima para a divulgação da nossa cultura, princupalmente daqueles que estão longe dos grandes centros. Ainda bem que existem pessoas que vão em busca dessa divulgação. Só temos que agradecer ao grande idealizador desse blog. Cabe agora os atistas enviarem material para que a divulgação continue.

Jaffet Ornellas disse...

Sou fã da arte dessa cidade chamada Itabuna! Nossos artistas são extremamente maduros intelectualmente e sensatos no seu pensar. Pergunto-me por que quando necessário se fazer um movimento em prol de um todo se torna tão difícil? Precisamos criar sim esse movimento. Só teremos voz se tomarmos atitudes em conjunto. Já diz o velho ditado: "uma andorinha só não faz verão...nem inverno, outono..." Esquecer o egocentrismo, enxergar além do seu umbigo.
Em outras localidades já se percebe uma grande ascensão no setor da arte, porque ali foi instalado a consciência coletiva. Em São Paulo, existe um clube (ou associação) chamado Clube Caiubi de Compositores e que hoje é expandido para todo o mundo e começou essa expansão através de um sitio como este; Artistas de Itabuna. Portanto temos aqui um espaço, quem sabe será o ponto de partida para alavancarmos esse movimento cultural da nossa cidade e região.

Anônimo disse...

OTIMA IDEIA DESSE BLOG.... GOSTEI, É UM OTIMO ESPAÇO PROS ARTISTAS DE ITABUNA DIVULGAREM SEUS TRABALHO, QUE DÊ TUDO CERTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Tânia Conceição disse...

Excelente ideia desse BLOG, é o espaço que nossos artistas estavam precisando para divulgação e valorização de seus trabalhos. PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!

Gileuza Gomes disse...

Finalmente um espaço reservado à divulgação da arte regional, os artistas agradecem... pois o que é bom precisa ser difundido e a boa música,a literatura e o teatro carecem da mídia para tal. Chega de pastiche, valorizemos a criatividade da nossa gente!!!

Marcelo do Vale disse...

Palmas, muitas palmas para os criadores desse espaço digital tão importante para os artistas grapiúnas e de toda região cacaueira. Meu nome é Marcelo do Vale (Baterista), natural de Itajuípe-Ba. Toquei em várias bandas de renome regional e nacional, como:Banda Imaginação, Intencidade Grapiúna,Charanga Elétrica, Descarga Elétrica, Tribal, Cacau com Leite, dentre outras, atualmente trabalho com a banda Quintêto Bahia em um navio de Cruzeiros em toda costa brasileira. Estou de total acordo com esse ícone de nossa música, Zenon representa uma grande quantidade de músicos extremamente talentosos( Eu digo Talentosos mesmo.) Que têm que mostrar seu trabalho MENDINGANDO espaço digno.Precisamos estar atentos a essa problemática. Sinto falta dos acordes perfeitos do nosso pianista Marco Aurélio, Seu Zé do Piano, o que falar da voz doce e forte de Toinha, Meu chará Marcelo Ganem, das guitarradas de Emersom Mozart, dos Improvisos de Eugênio Nobre, da bateria armoniosa de Prof. Sabará e Damião, da bateria viva de Zito dos Brasas. Meus HERÓIS e suas músicas estão bem vivos ainda.

Marcos Leone disse...

TALENTO E HUMILDADE-->>ZENON MOREIRA
(ele é da gente!!!)

CLAUDIO disse...

ZENON VOCE E UM GRANDE TALENTO EQUE NUNCA PARA VAI ENFRENTE,OK ITABUNA PRECISA DE TALENTOS COMO VC PARA DIVULGAR OS GRANDES TALENTOS POR AI AFORA DO NOSSO BRASIL.ITBUNA SO AGRADEÇE.

Alex disse...

Zenon com certeza é um grande artista me lembro bem na epóca que ele cantou na banda vera cruz junto com Bola e Naede era uma frente de realmente deixar saudades essa fase ñ volta mais.

Charles Williams disse...

Grande Zenon, sempre um passo a frente!!!

Anônimo disse...

Zenon, hoje lí sua entrevista com calma para prestar atenção em cada palavra e é tão bom ler o que "gente grande" escreve, entre aspas para destacar mesmo, pois até nas entrelinhas a gente percebe o quanto você é especial. Parabéns pelo seu trabalho, não o conheço pessoalmente mas sim por tanta gente que fala muito bem de você. Um abraço.

Cida Lisboa

Unknown disse...

O que dizer desse verdadeiro artista,eu e poucos tem a honra de ser amigo de uma pessoa simples e talentosa,como Zenon.É isso ai meu velho continue brilhando aonde vc passar,o mundo agradece,um grande abraço.Silvano Gonzaga e familía.