quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

DIRETO DA INGLATERRA: CLAUDIO KRON DO BRASIL

MORANDO DESDE 1996 NO REINO UNIDO, O PERCUSSIONISTA, DANÇARINO, COMPOSITOR CLAUDIO NÃO SE ESQUECE DO BRASIL E ESPECIFICAMENTE DE SUA ITABUNA, TANTO QUE APRESENTA UM SHOW, QUE JÁ FOI POR VÁRIAS PARTES DO MUNDO, INTITULADO PAPAJACA. SEMPRE CITANDO O SEU MESTRE SABARÁ E OUTRAS INFLUÊNCIAS, ELE FAZ UM LINK COM SUAS RAÍZES GRAPIÚNAS.
QUEM NÃO CONHECE, CONHEÇA, QUEM JÁ CONHECE, MATE AS SAUDADES.
A.I. TEM A SATISFAÇÃO DE ENTREVISTAR: CLAUDIO KRON DO BRASIL


 

AI – NESTE PERÍODO QUE VOCÊ ESTÁ FORA DE ITABUNA, MESMO COM A INTERNET, O QUANTO É DIFÍCIL ACOMPANHAR A VIDA ARTÍSTICA DE ITABUNA?
CK - Muito obrigado por fazer contato
Em primeiro lugar gostaria de agradecer falta de apoio que é o empurrão vital a nós artistas. Para acreditar em nós mesmos e embarcar nessa jornada que não é brincadeira! “Fazer com nossas próprias mãos!”
Entrar em contato com os artistas de Itabuna e difícil sim porque Itabuna não tem uma vida artística, tem sim um monte de artistas altamente fabuloso, talentoso (que me deixa dizer que o talento está lento...). Vivemos como escravos de uma sociedade que com tanta cautela e ignorância consegue nos dividir e desiludir. (dividir para conquistar ).
De fora vejo e quando vou visitar a minha terrinha noto que não tem nenhum trabalho para os artistas. Os artistas de Itabuna não precisam de ajuda e sim respeito e credibilidade. Existe tanta falta de imaginação e projeção. Porque tudo que é bom só vem de fora. O que vem de Sampa, Rio ou talvez Salvador. Não consigo ver nada que possa beneficiar diretamente os verdadeiros artistas de Itabuna. O mais engraçado é que em Salvador vários artistas, que atuam lá, vem do interior (Tom Zé, Gil, Caetano etc.) Artista de Itabuna é um titulo muito pequena para quem tem uma gana de fazer parte do mundo. Somos artistas universais que podemos também fazer algo em Itabuna. Não desmerecendo quem fez algo para nós. Não vou mencionar nomes aqui.

 

AI – O QUE VOCÊ GUARDA DE BOM, ARTISTICAMENTE, DE ITABUNA E QUE TE FEZ O ARTISTA QUE VOCÊ É HOJE?
CK - Tudo, até a falta de apoio que não é bom! Mas me deu coragem de não ficar no mesmo lugar como disse o Raul Seixas (Escancarado esperando a morte chegar!). Mas, de verdade é tudo mesmo: Do Roni do Sonho a meu Mestre Sabará, Mario Gusmão, Iolanda Lima, Alba Christina, Zé Henrique, Genny Xavier, Zenon, Pingo, Joao Veloso, Marcelo de José (lá no céu), esses são verdadeiros embaixadores de nossa região. Também são referencias que tenho e que formou o Claudio kron do BRAZIL, também conhecido aqui na Europa como: PAPAJACA. Hoje sou artista e nasci da falta de apoio, desconforto e raiva, porque nós artistas somos promotores da transformação. O que tem essa força, às vezes amedronta algumas mentes dementes. Mas ninguém vai roubar a minha felicidade ou a tua depende de nós também. Tem gente que acredita até no tijolo. 


 

AI – NOSSA MÚSICA TEM MUITO DE PERCUSSÃO E AI, O PERCUSSIONISTA É VALORIZADO COMO DEVE?
 
CK - A percussão é um dos instrumentos mais antigos inventados pelo homem. Então a percussão faz parte da maioria das tradições de cada nação. Cada um com o seu cada qual. Uns com mais e outros com menos.
A Inglaterra como um pais de primeiro mundo ( Até quando?), investe em todo tipo de musica percussiva ou não. As pessoas aqui são tão entusiasmadas com o nosso ritmo e cores, que as vezes eles conseguem mais informações que nós brasileiros não conseguimos por a mão. As pesquisas individuais e o interesse e às vezes a facilidade. Mas a gente tem tudo ai, a matéria prima vem dai. Respondendo a tua pergunta! Depende se ele precisar de você ou do seu trabalho ou não! 


 

AI – TEMOS GRANDES MESTRES DA PERCUSSÃO NO BRASIL, COMO NANÁ VASCONCELOS, CARLINHOS BROWN... QUAIS OS CARAS QUE TE INFLUENCIARAM NA CARREIRA? 
 
CK - Minha influência vem de casa minha mãe Nanucia Lima Santos ( Dona Milu ) adorava tudo que é de bom ( Deus a tenha ) me deu um Berimbau quando tinha 9 anos de idade, Jose Augusto Damasceno ( Seu ZÉ ), O Pai dos meninos da Banda James, Sabará, Roni do Sonho...
Ai depois um cara chamado Repolho que por incrível que pareça é meu amigo agora. Ele era músico de Alceu Valença e Gilberto Gil. Esses caras apareceram numa época muito fundamental. O Naná é rei em qualquer lugar. O trabalho do Naná é inconfundível, no Berimbau, mestre. O Carlinhos Brown e magnifico e a nossa referência fora do Brasil e um inovador e articulador incomparável. Tive o prazer de encontrar os dois. Mas a minha influência vem mais de Elomar Figueira de Melo que será o nosso Beethoven daqui a 200 anos, Iron Maiden, Metallica e a Cabo-verdiana Cesaria Évora que canta em Português Criolo.


 

AI – O QUE O CLAUDIO KRON ANDA FAZENDO, ARTISTICAMENTE?
 
CK - Gravando, Fotografando, Filmando, Dançando, Tocando e reclamando e projetando e sonhando em Acarajé.

AI – QUAIS AS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS POR VOCÊ EM OUTRO PAÍS PODEM SERVIR DE AJUDA AOS ARTISTAS DE ITABUNA?
 
CK - Todo lugar é igual, pois somos o mesmo tipo de bicho, mas a língua troca, a tradição e a cultura. Somos feito de carne o osso e a nossa cultura e tradição é o que faz o artista que sou. Aqui tem muito gente boa e acadêmica! Mas às vezes falham no molejo, jogo de cintura, carinho amor e paixão Eu gostava tanto de Itabuna que tive que vir embora, senão iria odiar. Sumir para aparecer!
Mande um barquinho desse ai chamado caiaque...
Vá lá, no conde Badaró ele empresta um. 


 

AI – ONDE VOCÊ VIVE HOJE O PATROCÍNIO E A DIVULGAÇÃO SÃO MAIS FAVORÁVEIS AO DESENVOLVIMENTO DA ARTE OU TEM QUE RALAR IGUAL AQUI?
 
CK - Ralar é até bom uma hora a gente goza... Rsrsrs
Existe sim um patrocínio, mas prevalece mais a quem está na cartas marcadas. É tudo uma M**da só. Rsrsrsrsrs
O que rola é que o artista aqui tem que saber de: Negócios, marketing, projetos ou ser 90% burocrático também, senão somos engolidos como disse o nosso Carlinhos Brown.

 
AI - ALGO QUE NÃO FOI PERGUNTADO, MAS QUE GOSTARIA DE ACRESCENTAR?
 
CK - Quando é que Itabuna vai me importar de volta? Só para uma tocadinha com meus irmãos e irmãs...




AI – AGRADECIMENTOS:
 
CK - Ao pensamento positivo e todas as pessoas que de uma forma ou outra acreditaram e acredita na transformação que cada indivíduo poderá fazer. Vamos fazer este mundo melhor. O Brasil há muitos anos está com a economia que mais cresce no mundo, no entanto no jornal diz que o Brasil está fornecendo matéria prima à China que polui grande parte desss nosso mundo. Vai entender...

Agradeço a Santa Internet.

Muito AXÉ, papaJACA, Claudio kron do BRAZIL
 
www.drumming4business.com
www.claudiokron.com
www.brazilianculture.co.uk
www.myspace.com/claudiokrondobrazil



 

Agradecemos a Claudio Kron, que teve a sensibilidade de nos atender. Que pena que os artistas que ainda estão em nossa região não tenham a mesma sensibilidade (Só alguns poucos, ainda bem...).
A vida deste blog depende dos artistas, o ponta pé inicial foi dado agora a "Pelota" está com os artistas.
Se não enviarem material ou responder nossa mini entrevista virtual, nada poderemos postar.
Abraços...

4 comentários:

Pingo Grapiúna disse...

Ê preto do gueto me arrepiei com o som e as imagens de sua música(a criatividade de nossa tribo).
Os comentários já se sabe,niguém aqui é mais menino e é preciso soltar o verbo nem que seja pra desabafar,quem sabe um dia isso sirva de exemplo para novas gerações que queira viver de arte, vai começando por entender a vida real.
Valeu Claudinho do rio cachoeira do Brasil!

iolanda disse...

hummm,depois de lêr fica as lembranças "ainda bem que existe o artista"...Claudio Kron, mim fez lembrar de todos os seus momentos.e momentos esse que acontece com alguns artistas. Ainda existe todas as dores de quem saiu e quem ficou (fica). acredito muito na arte do meu povo do meu artista . em lembrar de como os artistas são tratados,precisamos dessas inciativas para as pessoas conhecer quem são os artistas do interior baiano principalmente os artistas de Itabuna e cidades vizinhas . bjs Grapiunas

Afranio Nascimento disse...

Cara! Feliz de quem tem histórias pra contar... vê esse video foi uma viagem no tempo, momentos bons e outros nem tanto... mas o gozo da vida é isso, poder olhar pra trás e dizer: "ufa, valeu à pena." Sábias palavras Pingo e Iolanda. Cá estamos, tentando fazer nossa parte e contribuir pra fortaleçer a cultura da nossa terra.

claudio kron do BRAZIL disse...

Obrigado ao artista irmaos,...AXE,...Saudades papaJACA'Z