sexta-feira, 27 de maio de 2011

ENTREVISTA - MALENA DOREA

MALENA DOREA.

LICENCIADA EM LETRAS/ INGLÊS PELA UESC E ATRIZ A 25 ANOS

Exercendo no colégio Estadual Félix Mendonça vários trabalhos artísticos, onde envolve teatro e dança através do Mais Educação, projeto do governo federal. Envolver os alunos através da arte e educação, fazendo uma ligação entre o ambiente escolar e o lúdico que é inerente ao teatro brasileiro. Alcançamos o objetivo desse projeto que consiste em diminuir as desigualdades educacionais por meio da jornada escolar.

Trabalhos esses:Malena Dória (10)

O auto de natal

Início do ano letivo

Apresentação do circo

Carnaval cultural

Paixão de cristo

Quadrilha

Projeto de teatro popular e interculturalidade

Higiene Radical-Peça do Grama com direção de Valmir do Carmo

Espetáculo ‘sou eu’- Suécia-Universidade Wick

Intercâmbio – Suécia

CONTATO: (73) 8815-5942

E- MAIL: doriaml@hotmail.com

 

 

Malena Dória (1)Malena Dória (2)Malena Dória (3)

 

AI – Qual é a realidade do teatro grapiúna?

malena (1)MD - Lendo a entrevista de um grande artista Itabunense, Zenom, ele faz uma colocação feliz quando diz que Itabuna é um dos celeiros brasileiros, onde agrega uma diversidade de valores nas artes; musical, cênica, plástica e literária. E ele tem razão. De forma geral o artista grapiuna faz arte por amor. Falando especificamente da Arte Cênica, sabemos que as dificuldades são inúmeras pela falta de apoio. Temos alguns nomes na nossa região que fazem a diferença, apesar do não apoio, estão sempre na ativa fincando sua história através do teatro.

AI – A linguagem usada no teatro é entendida pela população da região?

malena (2)MD - A linguagem teatral é ampla, e oferece várias possibilidades, cabe aos artistas terem o cuidado do que e de que forma vai utilizá-la para levar ao público.

AI – está se produzindo o teatro em número considerável aqui na região?

MD - Temos visto muitas coisas, Mas eu acredito em parcerias a nível de união, respeito e humildade para com voce e consequentemente com o outro, voce respeitar e acreditar no trabalho do outro não é fazer elogios, mas sim críticá-los de forma construtiva, baseadas em conhecimento de causa, com humildade e sabedoria, uma postura que tem que ser encarada pelos dois lados, de quem recebe a critica e de quem as faz.

AI – E os artistas? Estão envelhecidos? Tem gente nova se interessando pelo teatro?

malena (3)MD - Nós não envelhecemos, adiquirimos experiências e as trocamos com os mais novos. Tenho tido a oportunidade de trabalhar com projetos, e o meu público alvo são pessoas jovens, entre 14 e 19 anos, e tem sido uma experiência ímpar, passo para eles minhas experiências como atriz, o que eu aprendi e continuo aprendendo, porque o aprendizado e as experiências são continuas. Ao mesmo tempo em que aprendo muito com eles e fico feliz porque tem muita gente boa surgindo.

AI – Quem quer fazer teatro na região tem cursos para frequentar? E cursos superiores?

malena (4)MD - Por enquanto não temos graduação em Artes Cênicas em nossa região, mas aquele que estiver interessado aconselharia a fazer oficinas de teatro e ler bastante os grandes nomes da dramaturgia.

AI – Como você se encantou e começou a atuar?

MD - Geralmente começamos a fazer teatro desde crianças, porque são nas brincadeiras que achamos o lúdico e o imaginário. Tenho em mente meus sete anos, dando os primeiros passos teatrais, encantada com a encenação que fazia.

AI – De todas as peças que você já fez, qual a que mais te encantou e qual a que você adoraria encenar?

malena (5)MD - Eu sempre me apaixono pelos trabalhos que faço, as personagens que vivencio me ensinam muito. O personagem que adoraria fazer é Medeia de um dos contos de Eurípedes.

AI – Algo que gostaria de ter respondido foi perguntada?

MD - O que não foi perguntado fica para uma outra oportunidade

AI – Nos conte de seus projetos, atuais e futuros.

Malena Dória (8)MD - Atualmente estou trabalhando com dois projetos, um deles é o projeto Teatro Popular e Interculturalidade, que é uma parceria entre a UESC e a WIKI uma universidade da Suécia, através do qual tivemos a oportunidade de fazer um intercâmbio, levamos um espetáculo “Sou Eu” que foi apresentado em três universidades da Suécia, para mostrarmos um pouco da nossa cultura. Como também tivemos a oportunidade de ter aulas de teatro junto com os alunos da própria universidade, foi uma experiência ímpar. O outro projeto é o “Mais Educação”, que trabalha com alunos que estão em dificuldades tanto de aprendizado como de comportamento, com exceção dos alunos ancoras, que não estão inseridos nesse contexto, mas fazem parte do projeto. E a partir deste criamos um grupo de Teatro na escola, “Expressão Cultura”, através do qual tivemos a oportunidade de fazer vários trabalhos.

AI – agradecimentos.

MD - Parabenizo a direção do blog pelo incentivo e pelo espaço para divulgação de trabalhos valorizando a arte de forma geral e os artistas locais, sem fins lucrativos.

Malena Dória (12)Malena Dória (13)Malena Dória (4)Malena Dória (5)Malena Dória (6)Malena Dória (7)Malena Dória (8)Malena Dória (9)Malena Dória (11)

3 comentários:

cultuartambiental disse...

Muito legal. Malena é competente e criativa. Adoro trabalhar com ela. Beijos minha amiga e meu mosquito- da- dengue preferido.

Gileuza Gomes disse...

Malena é maravilhosa! Acompanho o trabalho dela no projeto Mais Educação e vejo amor em tudo que ela se propõe a fazer!
Parabéns, Malena, muito boa sua entrevista.

lucas oliveira ator disse...

CAMBIO MALENA ÉW SHOW !TEM UMA COMPETENCIA DE CAUSAR INVEJAA!! parabens atriz !!cambio seu fã!!