segunda-feira, 14 de março de 2011

ENTREVISTA : JAFFET ORNELLAS.

Hoje temos a honra de conversar com o cantor, ator, produtor, compositor, multi mídia dos mais queridos de nossa região.
Este, como diz o gordinho do “plimplim”: “Ô louco meu! Ele é o melhor tanto no pessoal como no profissional…”
Mas quem conhece, quem já teve a satisfação de trabalhar com ele, tem a mesma opinião, ele é um artista com todas as letras que lhe cabem.
Com voces: JAFFET ORNELLAS.
leal 257
Jaffet Ornellas, ator, produtor artístico, compositor, poeta e cantador. AMADOR profissional - ama aquilo que faz em relação à ARTE! -
Com a música, convive desde os 11 anos de idade e já aos 14 anos participava de Festivais, interpretando músicas de compositores juazeirenses. Nessa época teve a oportunidade e orgulho de ter no júri de um desses festivais, artistas como Batatinha, Ederaldo Gentil, Caetano Veloso. Em Salvador também participou de diversos festivais e foi vencedor do Festival Disparada promovido pela TV Itapoan, interpretando a música "DESTINO LAVRADOR" de Gilton Della Cella e Renato Fechine, onde também fez os arranjos em bandolim, que resultou na gravação de um LP com as melhores músicas do festival. Na produção deste LP (long play), estiveram presente, Luiz Caldas, Carlinhos Brow entre outros nomes hoje famosos. Em Itabuna(1992), além da música, enveredou no teatro, e nesses 19 anos tem no seu currículo mais de 28 peças de teatro; Intérprete, autor, diretor musical e artístico. Será eterno agradecido a profissionais competentíssimos do teatro como: MÁRCIA DE MENESES, ALDO BASTOS, MARQUINHOS NÔ, PEDRO MATTOS, ECHIO REIS, IÊDA LIMA, ELIANA SAVÓIA, NEVOLANDA PINHEIRO e todos os artistas com quem trabalhou e ainda trabalha. Com o teatro e a música diversos trabalhos foram desenvolvidos com os Sindicatos: Bancários, Comerciários, da Indústria e também com o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Maçonaria, Lions e Nestlé. Na Nestlé, teve a oportunidade de desenvolver um trabalho junto aos operários e que gerou uma peça teatral para o lançamento nacional do Programa Nutrir. Este trabalho foi apresentado também em São Paulo. Foi coordenador cultural da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC, além de ator, compositor de trilhas sonoras para peças teatrais, diretor musical e produtor. Também foi coordenador cultural da Secretaria de Educação do Munício de Itabuna onde elaborou e desenvolveu junto à Daniela Galdino, o FEMI (Festival Estudantil de Música de Itabuna) do qual deu sequência o FACS - o festival a nível estadual dos estudantes das escolas públicas do Estado. Participou dos festivais "CANTA BAHIA", Projeto Seis e Meia (Ilhéus), FESTEATRO. Fez parte da criação do Projeto Quinta Cultural na UESC. Venceu como melhor ator no ano de 2000 no Troféu Jupará, melhor trilha sonora no FESTEATRO (Ilhéus). Faz trilhas sonoras para diversas peças teatrais (desde 1996) como: O CULTO, AUTO DO DESCOBRIMENTO, e assina como co-autor de trilhas sonoras para as peças da Biblioteca Itinerante.

leal 322
AM - Das suas várias atividades artísticas, tem uma que você gosta mais ou todas são amadas por igual?
JO - Uma puxa a outra e no final todas fazem parte do mesmo prazer.
AM - Você é mais conhecido por sua maestria musical, o que falta para ser conhecido por suas outras atividades? Ator, produtor, compositor, agitador cultural, etc...
JO - A vida é movida pelos momentos nela vivido. Hoje a música estampa mais a minha imagem por estar mais viva no meu cotidiano, não quer dizer que isso me torne desconhecido em minhas outras atividades, pois sempre que posso participo de atividades do teatro, componho algumas coisas e como "agitador" cultural (gostei do termo), procuro sempre fazer algo que possa ser COMUM a todos. Tenho e faço projetos que envolvam os jovens, levando e trazendo conhecimentos, fazendo da Arte a arma maior para minimizar as facetas do "sistema".
AM - Mesmo com todas as dificuldades ainda existe espaço para fazer arte na região ou viver de arte na região já é uma arte?
JO - Há 19 anos como cidadão itabunense, trabalho (prazer) com a Arte. Dificuldades existem em todas as áreas, nada é fácil para quem trabalha com responsabilidade e honestidade, mas é exatamente por não ser fácil e depender de muita garra e determinação é que os resultados sempre são venturosos, perduram e sustentam nossos sonhos. Os espaços para a Arte não são fabricados, eles existem naturalmente, nós é que temos que descobri-los, e por muitas vezes eles surgem em nossos caminhos, e aí temos que agarrá-los e usufruirmos.
AM - Quais os artistas que você citaria como eternos e como novidades na nossa região?
JO - Citar nomes nos remete à faltar com alguém, mas seguem alguns nomes: TEATRO: Échio Reis, Pedro Matos, Nevolanda Pinheiro, Alba Cristina, Aldo Bastos, Eva Lima, Ieda Lima, Jackson Costa, Walmir do Carmo, Betão, Osvaldinho Mil, Lucas de Oliveira, Jailton Alves, Silvia Smith, Aldenor Garcia, Amélia Passos, Débora cardoso, Fredson Silva, Bia Matos, Márcia de Meneses e tem muitos atores e atrizes novos que não me recordo os nomes agora, que estão dando um banho de interpretação. MÚSICA: Sabará, Filemon, Arnaldo, Kokó (lordão e seus músicos fantásticos), Ari PB, Damião, João Carlos, Missinho e família, Azulão, Emerson Mozart, Jan Costa, Luciano de Lucas, Sergio (baixo), Léo Jorge, Nonato Teles, Silvano e Juba Gonzaga, Carla e Uiara, Memé, Ricardo Veruel, Natália Roux, Fátima Trajano, Silvia e Simone Pitágoras, Afrânio, Linho Batera, Ricardo Batera, Cláudio Gesteira, Leo Omi, Ícaro, os meninos do Bom Quixote e Sururu Baião, Lilian e Alex, Neto, Matheus e Jane, Jorge Cardeal, John Ferrari... É muita gente talentosa. Não dá para enumerá-las. Tenho certeza de uma coisa: A nossa região é riquíssima em todas vertentes da arte. Faltou citar nomes da nossa Arte plástica, dança, artesãos fabulosos etc...
AM - O que vem por ai de Jaffet Ornellas? Quais são os seus vários projetos artisticos?
JO- A gravação do novo CD da C&A DE FORRÓ MADAME BUCHADA. A QUINTA DO FORRÓ - " Devassa e Madame no Forró", a partir do dia 31 de março no Centro de Cultura Adonias Filho (área anexa à Concha), um projeto com o apoio da DEVASSA a nova cerveja da galera!!! - a gravação do CD " Jaffet Ornellas - VOZ e PIANO", a trilha sonora da Peça teatral " O Pequeno Príncipe" e o prazer de ter sido convidado para participar do longa metragem "A Coleção Invisível" que será rodado em Itajuipe, e terá a participação também de grandes nomes da nossa arte como, Lucas de oliveira, Alba Cristina, Emiron Gouveia. Será mais uma experiência nos caminhos da arte.
Parte do elenco do filme "A Coleção Invisível"

AM - Algo que você gostaria de acrescentar a este bate-papo?
JO - Quero aproveitar esse espaço que é a nova voz da arte grapiuna e que está "bombando", para convidar a todos para curtir as Quintas do Forró com a C&A DO FORRÓ MADAME BUCHADA e convidados, a partir do dia 31 de março no Centro de Cultura Adonias Filho.
Contatos: (73) 9191-4098 // (73) 8848-5439 // jaffet1@hotmail.com

Jaffet Ornellas e C&A de forró Madame Buchada (baixe aqui)


AM - Agradecimentos:
JO - A todos que acreditam na responsabilidade do meu trabalho, aos críticos (não aos critiqueiros) - esses são importantes porque nos faz repensar as nossas metas - Aos colegas da arte que trabalham diretamente nos meus projetos, e claro, a minha família que sempre me apoiou e soma comigo meus sonhos.
ScannedImage-38ScannedImage-37ScannedImage-36P6220019leal 206leal 198GetAttachmentforro bancarios 2009.JPG 2Cópia (2) de ScannedImage-34Cópia (2) de ScannedImage-29Cópia (2) de ScannedImage-27Cópia (2) de ScannedImage-24Cópia (2) de ScannedImage-23Cópia (2) de ScannedImage-22Cópia (2) de ScannedImage-18Cópia (2) de ScannedImage-14Cópia (2) de ScannedImage-12Cópia (2) de ScannedImage-11Cópia (2) de ScannedImage-10Cópia (2) de ScannedImage-9Cópia (2) de ScannedImage-8Cópia (2) de ScannedImage-6Cópia (2) de ScannedImage-5Cópia (2) de ScannedImage-4Cópia (2) de ScannedImage-2ScannedImage-45ScannedImage-44ScannedImage-42

8 comentários:

Theo Fagundes disse...

Músico talentosíssimo; intérprete ímpar; personalidade vribante que acaba estendendo-se sobre seu trabalho; uma voz extremamente particular... e uma "figuraça",gente boa e sem superficialidades e tramas: enfim, Jaffet Ornelas, o homem de coração extravagante ("extravazante" rsrsrs...!.
Abração; grande personalidade dessa terrinha...!

Do herdeiro; Theo Fagundes.

Anônimo disse...

JAFFET ORNELAS.QUE DIZER DESSE ARTISTA QUE TANTO FEZ E CONTINUA A FAZER POR ESTA TERRA,DEUS NOS ABENÇOOU QUANDO ENVIOU ESSE IRMÃO EM UMA MISSÃO DE LEVAR ALEGRIA E EMOÇÃO ÀS PESSOAS,COM ESSA VOZ FORTE QUE ME FAZ LEMBRAR MEU GRANDE IDOLO,LUIS GONZAGA,OBRIGADO MESTRE,UM GRANDE PRAZER TE-LO COMO AMIGO.SILVANO GONZAGA

cultuartambiental disse...

Você, camarada, é um dos artistas da minha preferência. Gosto de ver cantar com este vozeirão. Admiro muito a sua humildade, que acho deva ser o carro chefe de todo artista. Infelizmente alguns não aprednderam ser humilde. Quem é bom já nasce diesel.
Parabéns!

Jaffet Ornellas disse...

Pôxa gente! é muito legal ser acreditado pelas pessoas. Agradeço o carinho de todos vocês que me ensinam muito.

" Ser feliz é tudo que se quer..."

Jaffet

CIDADÃO SHOW disse...

É vivendo e aprendendo e descobrindo as coisas. Conheci Jaffet através de John Ferrary e não sabia que a fera (no bom sentido), além de cantor e compositor é ator muito bom que Deus te proteja hoje e para sempre, desejo-lhe muitos sucessos hoje e sempre, abraços de Cidadão Show Salvador-BA.

Anônimo disse...

Parabéns Jaffet!! Desejo que esse sucesso continue crescendo e se faça sempre presente porque quem mais ganha somos nós que temos o prazer de ter um artista como você!!!

Anônimo disse...

Ele é mais novo do que eu um ano e seis meses. Tenho o privilégio de ser o seu irmão. Toda sua trajetória artística acompanho como admirador e crítico. Todos os comentários acima retratam fielmente o que ele é como artista e como companheiro.
Fico muito orgulhoso pelo seu trabalho e reconhecimento.
Um forte abraço e muto sucesso.
Geraldo Ornelas

Ieda Lima disse...

Assim eu não aguento companheiro!!!!!!!!Felicidades sempre, muito trabalho e sucesso. Você será eterno.
Ieda Lima