segunda-feira, 28 de março de 2011

“Retrato do Retrate” no Teatro Municipal de Ilhéus

 

Cartaz Ana Paula Teatro Mod 2[1]

 

Quinta-feira, dia 31 de março, o Teatro Municipal de Ilhéus abre suas portas para a apresentação do espetáculo “Retrato do Retrate”, a partir das 19h. A mostra será a junção de várias apresentações realizadas ao longo de seis meses, durante o curso Retrate Interior. Esse resultado será apresentado em comemoração ao Dia mundial do Teatro. O intuito é trazer de uma forma diferente, a trajetória do teatro para comunidade ilheense. O ingresso custará apenas 1 kg de alimento não perecível, que será doado para a Comunidade Novo Céu, situada no bairro do Iguape.

Durante o período de curso foram realizadas várias oficinas como Interpretação I, II e III, mímica corporal dramática, palhaçaria e outras. Os atores se aprofundaram tanto teoricamente quanto na prática nas raízes do teatro ocidental, começando pelas tragédias Gregas, passando pela Commedia Dell'arte, pelos Clássicos de Shakespeare e Molière, terminando com o Teatro Moderno do séc XX, que atinge um apogeu imensurável de novas propostas teatrais. Várias mostras foram apresentadas no Teatro intercalando com espetáculos de rua, mostrando de uma forma diferenciada a sociedade o Teatro popular, tendo como enfoque a palhaçaria.

O espetáculo conta com a participação de Paulinha Pires, Fábio Nascimento, Geysa Pena, Geysa Sales, Alexandre Reis, Andrea Bandeira, Elismar Alves, Mauricio Novais, Janete Lainha, Marcos Antonio, Adrian Greyce, Antonio Cesar, Ciro Nonato, Ednilton Paixão, Jorge Batista, Adriana Santos, Maiane Clair, Barbara Aguiar, Luciano Sabino, Orlando Nunes, Rose Miranda, Susane Marques, Valdiná Guerra.

RETRATE INTERIOR

O projeto de Requalificação dos Artistas do Interior – Retrate Interior é um programa de formação integrante das ações do Sindicato dos Artistas, Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado da Bahia (SATED – Bahia) e realização da Mil Produções Artísticas, que é voltado para atores e diretores de teatro do interior do Estado, inicialmente levado aos municípios de Juazeiro, Cipó, Valença, Itaberaba, Guanambi e Barreiras.

O Projeto é financiado pelo Fundo de Cultura do Estado da Bahia, dentro do Programa de Fomento à Cultura, com apoio da Prefeitura Municipal local. Para tanto, as oficinas são gratuitas para os participantes, contemplando aulas teóricas e pratica e material didático. O período de atuação do projeto foi de 13 de setembro de 2010 a 31 de março de 2011 totalizando 6 (seis) meses e a carga horária de 24h.

Foram envolvidos neste projeto, 12 (doze) profissionais da capital baiana, que se dividiram em diversas vertentes teatrais como: Claudio de Oliveira Simões com oficina de dramaturgia; Demian Reis com palhaçaria; Carlos Alberto Silva Santos com improvisação; Fábio Melo Santana Vidal com preparação corporal; Ana Lúcia Carvalho Ribeiro com preparação vocal; Rosa Villas Boas com produção cultural; Roberto Santos Sales com interpretação II; Luciana Comin com história do Teatro; Marconi de Oliveira Araponga com interpretação III; George Vladmir Nascimento Sales com interpretação I; Alessandra Novais de Almeida com estética do espetáculo e para finalização destas oficinas, Débora Conceição Moreira da Silva com mímica corporal dramática.

Para ter acesso ao curso, os alunos passaram por um processo seletivo rigoroso de interpretação, comandado por Carlos Alberto Silva – O Betão. Todos são atores atuantes, alguns diretores e técnicos da área e também policiais militares. Além do Município de Ilhéus, outras cidades como Itabuna, Uruçuca e Ubatã tiveram a participação garantida neste curso.

O sucesso e a viabilização do RI foi possível com a ajuda de parceiros como a Prefeitura Municipal de Ilhéus, Fundação Cultural de Ilhéus, Teatro Municipal de Ilhéus, Associação Comercial, Colégio Nossa Senhora da Piedade, Casa dos Artistas, Casa Aberta de Teatro e a ONG Filtro dos Sonhos.

Grupos

Com o projeto, vários grupos regionais foram beneficiados com novas técnicas e perspectivas para desenvolverem seus trabalhos, grupos como Centro do Círculo (Itabuna – dir. Silvestre Guedes); Grupo Vozes - Itabuna (Dir. Sylvia Smitt); Grupo Arte do Gueto (Ilhéus – dir. Geisa Sales e Suzane Marques); Grupo Arte e Vida Perna de Pau (Ilhéus - Dir. Valdiná Guerra); Grupo Maktub Performances (Ilhéus- dir. Fábio Nascimento e Luciano Maciel, vulgo Pipoca); Cia Boi da Cara Preta (Ilhéus - Geisa Pena); Grupo de Teatro da Polícia Militar/Ilhéus (Dir. Tânia Hoanna, Orlando Martins, Paulinha Pires, Bárbara Aguiar e César); Grupo Teatro De Corpo e Alma (Ilhéus - Dir. Ed Paixão); Trupe Estripulia de Teatro (Ilhéus - Dir. Ciro Nonato e Josefa Teles); Grupo Eles e Elas em Cena (Ilhéus - Elismar Willam); Contemplo Cia de Dança (Brasília-DF Dir. Alexandre Reis e Maurício Nova); Grupo Vozes- Ilhéus (Rose Miranda); Grupo Teatro Total (Ilhéus - Andrea Bandeira e Kaique Cavalcante); Cia Casa Aberta de Teatro (Ilhéus - Maurício Lima); Casa da Cultura Popular (Ilhéus – dir. Janete Lainha); Grupo Trilhos Teatrais (Dir. Jorge Batista e Adrian Grayce), além de Ricardo Farias, Wel Perello, Ed Oliveira, Márvila Araújo e Taísa.

Segundo Fabiane Conceição S. Ribeiro, produtora do projeto aqui na região, o RI representou um reavivamento da arte cênica local. “A cada semana de trabalhos, uma nova vertente era criada. Isso trouxe mais aprendizado com diferentes formas de fazer teatro. Cada um podia perceber o prazer de representar e interpretar, de se descobrir, de descobrir o outro, de ser qualquer pessoa e ao mesmo ser ele mesmo. Ter várias personalidades em vários momentos, descobrindo outras culturas e sendo multiplicadores. Toda semana ao final de cada disciplina, uma mostra ao público era produzida com os resultados da semana, que foram e ainda será a grande motivação para a contínua investigação da arte teatral”.

Por Ana Paula Pires

Nenhum comentário: