segunda-feira, 30 de maio de 2011

ENTREVISTA Lilian Casas Bastos Felix.

 

lilian

 

AI – Perguntamos sempre às mulheres artistas: Como enfrentar as dificuldades que a mulher tem na sociedade brasileira e ainda ser artista?

LB - Particularmente não sofro muito sobre esse aspecto, até porque trabalho em dupla com meu esposo Alex Félix, então sempre estamos juntos respeitando nossas individualidades e apoiando um ao outro. Mas, sempre digo que'' somos milhares em uma só''. No meu caso, por exemplo: Mãe, esposa, dona de casa, cantora... Procuro ser uma mãe presente na vida das minhas filhas (Carolina e Luíza), visitar a escola, ver como estão no rendimento escolar, fazer as atividades com elas, participar dos eventos escolares... Não abro mão disso. Arrumar casa, enfeitar, cuidar para que seja nosso cantinho de descanso porque nossa maratona não é fácil. No papel de esposa, tento ser amiga companheira e sempre apaixonada pelo meu companheiro de todas as horas. No papel de cantora, procuro levar ao meu público minha realização na música, percebo que esta harmoniza às pessoas, as tiram de tristezas, confortam sua alma. Sempre dou o melhor de mim. Não canto por cantar e isso é fundamental. Porém no contexto geral, sinto que nós artisticamente, derrubamos esses tabus de que a mulher tem que ficar em casa cozinhando. O tempo da ''gata borralheira'' acabou''. Somos independentes, autênticas e estamos cada vez mais conquistando nosso espaço sem dever nada a ninguém e isso é fato!!

02 – Como está a arte em Itabuna na sua ótica?

ALEX & LÍLIANLB - Sinceramente, ''Prefiro não comentar''. Risos.

Temos uma cidade tão rica de talentos em todo o contexto artístico, no entanto sinto que ainda estamos desamparados. Nesses tempos como cantora, vejo muito a nossa desvalorização com relação à estrutura oferecida em muitos barzinhos e principalmente remunerações. Hoje em Itabuna você canta 5 horas numa noite e ganha o mesmo valor que se ganha em três horas tocadas. Aí vem a questão da falta de união (Sem generalizar) de alguns colegas, porque se você questiona no bar esse abuso outro colega faz e ainda fala sobre você. Acaba o dono de bar colocando você pra escanteio e você acaba perdendo o ''espaço''. Enfim, a arte é um trabalho tão maravilhoso, damos o nosso melhor, derramamos nosso suor como em qualquer outro setor, temos uma família pra manter, também pagamos impostos, compramos comida, pagamos água, luz, aluguel, fora a manutenção de nossos instrumentos de trabalho. Procure saber quanto custa um bom microfone, um fone pra retorno de voz. Ai, ai! O transporte pra ir e voltar pra casa. Tudo é custo. Tudo aumenta menos nosso cachê.

São poucas casas que nos respeitam dignamente. Tem casas em que o músico não pode levar a consumação que lhe é de direito pra casa, nem muito menos levar os filhos e o companheiro para comer. Atitudes como essa me entristecem, pois vão num bar onde tem som e outro que não tenha, todos gostam de ouvir uma boa música, mandar seus pedidos musicais. Buscam um lugar de descontração e isso nós proporcionamos com muito prazer. É preciso uma conscientização de ambas as partes, um precisa do outro. Não estou aqui para criar atritos, estou dizendo a verdade que dói quando amigos que vão nos prestigiar e perguntam se o ''Couvert'' cobrado vai pra gente. Sinto vergonha de responder, pois são pouquíssimos os que agem de forma correta conosco. No dia em que dá um ''movimento fraco'' vem com aquela conversa pra diminuir o que vamos receber, mas nos dias que o bar ''bomba'', ninguém vem me dar uma ''oncinha'' a mais. Risos. Sei que por lutarmos por nossos direitos, estamos sujeitos a sermos julgados, discriminados... No entanto ainda acredito no ser humano, no bom senso e que de alguma forma não é em vão, que um dia tudo será esclarecido, que seremos valorizados. E assim vou levando a minha vida, cantando, levando a boa música por onde vamos, acreditando que um dia'' tudo, tudo vai dar pé...''!

03 – Quais os artistas da região que você se inspirou?

LB - Vixe! Tem muitos artistas que admiro pelo seu trabalho, sua conduta, mas tem um em especial, nossa, eu sou suspeita pra falar porque esse cara foi quem nos deu o grande apoio no início da dupla: Alex e Lílian. Ele é um grande querido e um músico fenomenal. Jaffet Ornellas. Pense numa pessoa que amo. Sempre nos deu conselhos enriquecedores, me ensinou a ter um pouco mais de paciência com algumas questões tipo essas que falei na pergunta anterior. Valorizo-o como ser humano e artista no seu jeito humilde de ser, na essência da sua verdade.

04 – Você é de uma família de artistas ou só você se enveredou por este caminho?


GEDSC DIGITAL CAMERALB - Tem minha irmã Miriam Casas. Cantou no Vera Cruz por muito tempo, viajou por esse país afora por várias regiões, gravou CD com o grupo, participou de eventos na TV. Super carismática e de um talento que sou suspeitíssima à falar. Hoje mora na Alemanha, casada e não trabalha mais na área.

 

 

 

05 – Há interesse de formar uma banda?

LB - De repente temos vontade sim. Até porque muita gente por onde nós tocamos nos sugerem isso por termos um diferencial em nosso trabalho. Uma dupla onde os dois cantam uma voz feminina e outra masculina, o que também facilita nosso trabalho em vários aspectos. Quem sabe?

06 – Qual o seu estilo preferido para cantar?

GEDSC DIGITAL CAMERALB - Fui criada ouvindo Clara Nunes, Elizete Cardozo, Nelson Gonçalves, Altemar Dutra, Sílvio Caldas. Vários... E amo cantar cada um deles. Na atualidade gosto muito de Ana Carolina, Ivete, Seu Jorge.

Sou bem eclética. Tem dias que estou completamente romântica, outros em que estou pura adrenalina. Rs,rs,rs...

Nosso repertório é vasto e fazemos um pouco de cada, não tenho assim uma preferência específica. Vai do momento, do lugar e que tipo de público estou cantando, tem que fluir. A música tendo um bom conteúdo, melodia é o que importa.

07 – Conte-nos sobre seus projetos artísticos.

alex&lílian (8)LB - No momento ainda estamos trabalhando um CD no Studio do nosso amigo músico, Cristiano Reis (Stand By Records), um projeto mais de divulgação do nosso trabalho, temos um querido amigo compositor de salvador, Jorge Papapá, um de seus trabalhos ''Deixo''(Com Ivete Sângalo), nos presenteou com uma música que também estará no CD e já nos convidou para um trabalho com composições dele lá em salvador. Tudo isso nos deixa muito feliz, pela valorização e reconhecimento de nosso trabalho e ainda assim, seguimos com nosso trabalho em barzinhos, eventos em geral, principalmente casamento, para o qual somos muito requisitados, graças a Deus.

08 – Algo que gostaria de responder e não perguntamos?

alex&lílian (15)LB - Na verdade queria falar apenas um pouco mais, sobre nós artistas, em especial os músicos. É preciso mais união por nossa categoria, levamos a boa música, transmitindo alegria a quem nos assiste, nos ouve, precisamos nos valorizar mais. Não somos ''boêmios'', somos pais, mães de família que lutam da mesma forma para dar aos nossos filhos dignidade e exemplo de vida. Queremos ser respeitados pelos profissionais que somos. Temos problemas como qualquer outro indivíduo, ''Engolimos muitos sapos'', para sobreviver da música. Vamos acreditar e lutar por dias melhores...

 

 

 

 

09 – Agradecimentos.

LB - Primero agradecer pelo espaço, pelo apoio que esse blog nos proporciona, seja ele em forma de desabafo, de divulgação de nosso trabalho, para conhecermos um pouco mais sobre o trabalho de outros colegas. Isso é muito bom e precisamos cada vez mais de movimentos assim. Dessa forma nossa bandeira sempre terá um suporte e nossa voz jamais se calará. Obrigado ao público que valoriza a boa música seja com aplausos, com um sorriso ou simplesmente um olhar. Aos donos de barzinhos que respeitam esses profissionais que levam sua arte ao seu estabelecimento e abrilhantam ainda mais as noites da nossa cidade.

 

alex&lílian (17)

Nos Bailes da Vida Milton Nascimento

Foi nos bailes da vida ou num bar
Em troca de pão
Que muita gente boa pôs o pé na profissão
De tocar um instrumento e de cantar
Não importando se quem pagou quis ouvir
Foi assim
Cantar era buscar o caminho
Que vai dar no sol
Tenho comigo as lembranças do que eu era
Para cantar nada era longe, tudo tão bom
Pé a estrada de terra na boléia de um caminhão
Era assim
Com a roupa encharcada e a alma
Repleta de chão
Todo artista tem de ir aonde o povo está
Se foi assim, assim será
Cantando me desfaço e não me canso
De viver, nem de cantar

AOS MEUS COLEGAS MÚSICOS E ARTISTAS EM GERAL, TODO O MEU RESPEITO E ADMIRAÇÃO.

VAMOS EM FRENTE!

LÍLIAN CASAS BASTOS FÉLIX (CANTORA)

8 comentários:

Anônimo disse...

GRANDE LILIAN,VALEU PELA SUA ENTREVISTA,UM GRANDE ABRAÇO,SUCESSO E FELICIDADES À SUA FAMÍLIA.SILVANO GONZAGA.

Anônimo disse...

MULHER DE VOZ E PERSONALIDADE MUITO FORTE, UMA DAS VOZES MAIS BONITA QUE JÁ OUVIR...LÍLIAN CASAS, ACOMPANHADA POR UM CANTOR QUE HUMILDIMENTE ARRISCA TOCAR UM VIOLÃO, MAS INCOMODA NÉ GENTE, OU SERÁ INCOMODAM???PARABÉNS, SUCESSO...VCS AINDA VÃO BRILHAR MUITO!!!

CIDADÃO SHOW disse...

Os proprietários dos estabelecimentos comerciais no que diz respeito ao caché pagam muito mal. Todos gostam de música ao vivo, tanto o cliente como o dono do espaço (bar, restaurante etc...), mas na hora de pagar o que o musico merece!!!E digo mais as vezes eles cobram couver e não repassa 100%, e muitos clientes não gostam de pagar o couver. Agora se a classe fosse mais unida nada disso aconteceria.

Anônimo disse...

MINHA ESPOSA LINDA QUE EU AMO...MASSA A ENTREVISTA, BOA INICIATIVA DO BLOG VALORIZANDO ASSIM OS ARTISTAS DE NOSSA REGIÃO...FICA UM APELO PARA NÓS ARTISTAS NOS UNIR PELA VALORIZAÇÃO DE NOSSA CLASSE...
ALEX FÉLIX.

Anônimo disse...

Legal ver Lilian respondendo a entrevista: verdadeira, exuberante, forte assim como a pessoa dela. Grande cantora. Parabéns!
Walmir do Carmo

BOBY LU disse...

BOM EM PRIMEIRO LUGAR GOSTARIA DE PARABENIZAR O MANO SANTO PELA INICIATIVA B. ARTISTAS DE ITABUNA
AGORA FALAR DESSA GRANDE VOZ QUE VI CRESCER É COMPLICADO POIS SOU FÃ DE CARTEIRINHA É UMA PENA QUE OS ORGÃOS EXISTENTES NA CIDADE DE APOIO A CULTURA EXISTAM APENAS PARA CUSTEIAR ALGUNS TRABALHOS COM UM GRANDE QI. OLHA LILIAN QUANTO AO CACHÊ PAGO NAS CASAS NOTURNAS DA CIDA
DE AS VEZES CHEGA A SER RIDICULO POIS ALGUMAS AS
VEZES CHEGAM ATÉ A COBRAR O COUVERT E NÃO REPASSAR INTEGRAL AOS MUSICOS,O QUE É UMA FALTA DE RESPEITO.SE PUDESSEMOS UNIR TODOS OS MUSICOS COMO ACONTECE EM VARIAS CATEGORIAS PODERIAMOS CONQUISTAR VALORES. JA PENSOU UMA CAMPANHA COM O TEMA ITABUNA SOMOS A TUA VOZ PARABENS LILIAN
A. FELIZ. L U C I A N O D O R I A

Jaffet Ornellas disse...

Essa menina tem o sangue de uma pessoa que admiro muito e Ela "puxou" a Ele. Ela sabe de quem estou falando...Sobre seu talento esse espaço é pouco para verbalizá-lo.
Obrigado pelo carinho, mas continuo dizendo que Você é a única responsável pelo seu sucesso, Eu apenas sou um grande admirador!!
Comentando sobre o fato de reunirmos para um mesmo fim, há alguns anos atrás Eu e Léo Jorge convocamos os artistas de Itabuna para fomentarmos uma atitude sobre o descaso para com os artistas de nossa cidade. Por três vezes, só compareceu EU e ELE. Infelizmente o EGOCENTRISMO fala mais alto para determinados "artistas".
Beijos

Jaffet

Anônimo disse...

POXA ME EMOCIONEI !!!