quarta-feira, 2 de março de 2011

ENTREVISTA: KOKÓ Banda Lordão.

Apesar da retaliação feita por alguns poucos, outros de grande renome, simplicidade e sensibilidade ainda ajudam a manter viva a chama do blog.
Hoje postaremos a singela entrevista virtual com um dos ícones da música grapiúna, conhecido em todo o Brasil e reverenciado por todos por sua capacidade artística e principalmente por sua gentileza humana.
Como diria o “Gordinho do plim-plim": Ô louco meu, ele é bom tanto no pessoal como no profissional!
Satisfação é pouca coisa pra dizer o que nós sentimos em postar a entrevista com ele:
Kokó e a Banda Lordão.
Release: CLIQUE AQUI
01
AI – Havia um tempo onde a vida artística de Itabuna fervilhava, principalmente no cenário musical, Itabuna era o grande polo da região. Hoje ainda é assim?
KOKÓ - SÃO NOVOS TEMPOS. TEM MUITA GENTE BOA FAZENDO UMA MÚSICA DIFERENCIADA, SEJA NO MPB/POP ROCK/SERTANEJA/AXÉ/PAGODE/FORRÓ E OUTROS RITMOS BEM ADEQUADOS A NOSSA REGIÃO. A DIVULGAÇÃO É BEM PROFISSIONAL E MELHOR. ESTÚDIOS BEM EQUIPADOS, BARES, BARZINHOS, BOITES, CASAS DE EVENTOS TUDO À DISPOSIÇÃO DESSE CÍRCULO MUSICAL.
AI – Itabuna celeiro de grandes artistas que atuam na Bahia e no Brasil inteiro em vários estilos musicais. Hoje em Itabuna qual o estilo que impera?
KOKÓ - O CELEIRO AINDA EXISTE E HOJE IMPERA TUDO. O QUE O POVO GOSTA TEM QUE SER APROVADO.
AI – Além dos músicos da terra, temos aqui em Itabuna vários, que passaram e ainda passam, que não são itabunenses e nem baianos. Itabuna é um grande guarda chuva que abriga a todos?
KOKÓ - ITABUNA É UM GRANDE SOMBREIRO. AQUI TODOS SE ACOMODAM. O MERCADO É SEMPRE CRESCENTE, MAS A GRANDE FINALIDADE DA VIDA É TER CONHECIMENTO E AUTOCRÍTICA.
BANDA LORDÃO
AI – Nosso cenário artístico se encontra em que patamar sob a sua ótica?
KOKÓ - ESPERANDO SEMPRE MAIS UMA NOVIDADE, UM LANÇAMENTO. FICAMOS NO AGUARDO DE FENÔMENOS E ARTISTAS QUE POSSAM TRAZER UMA MÚSICA, UM ESTILO E UMA NOVIDADE.
AI – O que vem por ai de Koko, o que você apronta para seus fãs?
KOKÓ - NA VERDADE, APRONTAR É O QUE MAIS SE FAZ NA VIDA ARTÍSTICA. PROCURO SEMPRE INOVAR O REPERTÓRIO DA BANDA, FAZER FESTA NÃO É FACIL E A TODO DIA VOCÊ ESTA NUMA REGIÃO DIFERENTE E FAZENDO VÁRIOS TIPOS DE EVENTO. PODEM ESPERAR QUE PARA O SÃO JOÃO, VEM MUITA COISA NOVA E ARTÍSTICA. MÚSICAS NOVAS E MUITA ALEGRIA.
ADESIVO
AI – Quais os artistas (da região) que você citaria como eternos e como revelação?
KOKÓ - NOS ÚLTIMOS ANOS HOUVE UMA GRANDE SURPRESA, NADA QUE PARECE SER NOVO, MAS O ARTISTA SE TORNA MAIS VALORIZADO, QUANDO É ACLAMADO EM OUTRAS TERRAS. CITANDO AS REVELAÇÕES: FÁBIO SOUZA (FAMA), SIMONE LESSA (MAGNÍFICOS/ BALANCEAR), ALINE ROSA (CHEIRO DE AMOR), JP E NETO (CIA DO KAPRIXXO), LUIZINHO (TRIO DA HUANNA), SINHO FERRARY (TOP LOVE), MARIELLE ANTUNES (BANDA SARYPA) E AGORA OS ETERNOS ITASSUCY, ARI PB, JONH KELSON, MEMÉ, MARCIO TADEU, EU E MEU FILHOTE JUNIOR.
AI – Alguma pergunta que gostaria de responder e não foi perguntado?
KOKÓ - OS QUESTIONAMENTOS FORAM ÓTIMOS, NA PRÓXIMA FALAREMOS MAIS DA NOSSA HISTÓRIA QUE COMPLETA 50 ANOS EM 2012. (Conheça mais do lordão clicando aqui)
AI – Agradecimentos.
KOKÓ - OBRIGADO PELOS APLAUSOS QUE É O MAIS IMPORTANTE PAGAMENTO PARA O ARTISTA.
FOTO PADRÃO 2011
AI – Agradecemos a Kokó imensamente e estamos extremamente felizes. Que bom que temos artistas deste quilate que além de competência tem sensibilidade e é um gentleman. Por isso você é sucesso e será para sempre. Parabéns Kokó e a Banda Lordão.
02

A Banda
Um pouco de História
clip_image001
 Resistindo aos modismos e fincado nas raízes que lhe deram forma, vida e sucesso, o LORDÃO fez dos 48 anos de história a marca do talento e da valorização da cultura regional. Uma história que caberia num livro, mas que nesse momento prefere a síntese e a simplicidade, características estas, que acompanham a banda ao longo de sua trajetória. Ao nascer, o LORDÃO, em 1972, parte dos seus músicos já havia conquistado a região com a antiga Lord Ritmos, criada em 1962 e sinônimo de sucesso nos bailes de época. A matriz fecunda gerou o LORDÃO.
A banda é um dos grupos mais populares e reconhecidos da cultura popular baiana. Já percorreu parte do Brasil e seu registro musical já se encontra gravado em dois LPs RITMOS LORD - BAILE ESPETACULAR / 1979 e SUPER SOM LORDÃO - BAHIA DE TODOS OS SANTOS / 1981, um Compacto Duplo BANDA LORDÃO - EMPOLGAÇÃO GRAPIÚNA / 1984, pela primeira vez a Banda subia em um Trio Elétrico no Carnaval da Bahia e mais cinco CD’s de forró gravados independentes pela banda, DANCE QUE O LORDÃO GARANTE – FORRÓ ELEGANTE / 1998, DANCE QUE O LORDÃO GARANTE AO VIVO / 1999, LORDÃO GARANTE... DANCE ! / 2002, O REI DA FESTA / 2004, É SHOW DE FESTA / 2006. A banda ainda teve participação garantida em produções regionais do sul da Bahia como as coletâneas Jupará I / 1994 e 98 Graus / 1996) uma produção da Rádio Morena FM de Itabuna, as coletâneas Forró da Lua Vol. 1 e Vol. 2, produzidos pela Perto da Selva para a Bahia Discos, empresa da Rede Bahia. Este último produto da indústria fonográfica reuniu os maiores sucessos do forró baiano e em 2002, com o segundo volume ganhou espaço no concorrido mercado nacional, sem, no entanto, perder suas referências regionais, a empatia do público e a marca da qualidade.

Entre 2006 a 2010 entrou na moda gravar os show’s em cd e dvd ao vivo, sucesso de popularidade e carinho para todos os fãs. 2009 foi a vez de Brasília, sediar o cd ao vivo de fim de ano, com o lançamento da musica ZUM ZUM ZUM PRA VADIAR, composição de Marlon Bastos, com batida forte de samba reggae e axé, tipicamente genuíno da Bahia.
Chega 2010 e é a hora e vez de Salvador, Capital do Axé, que rende seus maiores espaços de espetáculos e de show’s para o forró, seja ele de qualquer estilo ou formação. Escolhemos lá, pois o Forró do Tico mia em Ibicuí com Aviões do Forró/Dominguinhos/Adelmário Coelho/Saia Rodada/Dorgival Dantas, Forró da Vaca Lôca em Itapetinga com Calcinha Preta/Cavaleiros do Forró/Tomate/Timbalada, Festa da Massaroca em Vitória da Conquista com Ivete/Dorgival Dantas entre tantas outras festas de camisa e muito arraiás espalhados por essa Bahia estarão divulgando e sempre disputando em Salvador a preferência da galera deslocada e a tribo forrozeira que tem o forró, o seu lugar no coração. Esse cd a música carro chefe é: REMELATION, uma mistura baiana que no carnaval o Rebolation fez tanto sucesso, então a receita foi remexer, remeleixo e a galera aprovou. Além das musicas de sucessos do Lordão em pout-pourrits de sucessos antigos com arranjos modernos e interpretações inovadoras de seus novos cantores, sucessos atuais e também os tradicionais arrasta-pés, galopes, xotes, sertanejos universitários e arrocha que não podem faltar em qualquer forró..
clip_image002
Estilo e Estrada
O repertório variado é ponto alto do LORDÃO. Mistura o tradicional Baile-Show com os sucessos de músicas românticas nacionais e internacionais. Os mais diferentes ritmos têm espaço garantido, passando do axé e forró, ao rock, pop, sertanejo, arrocha, hits consagrados nos anos 60, 70, 80 e 90 e as marchinhas, ranchos e sambas carnavalescos tradicionais. O som latino da salsa e do merengue também faz estrada, assim como a nostalgia das músicas românticas e do sertanejo. Este amplo leque de opções é outro atrativo aos empresários que convidam a banda para importantes eventos em palcos mais privilegiclip_image003ados.
A trajetória artística do Lordão solidifica a gratificante certeza de que é possível produzir com autenticidade, sem ter que se render à ditadura da mídia e imposição do sucesso de massa. A banda firma-se no cenário musical brasileiro, tornando-se presença obrigatória em festas populares, bailes, congressos, convenções, formaturas, carnavais e micaretas das principais cidades do estado da Bahia.

O Lordão: Discografia e seus sucessos
O Lordão se projetou em todo o Brasil como uma banda de baile, com repertório variado e musicalidade de alta qualidade, mas sempre teve uma queda toda especial para o forró. Em 98, com o forró em alta em todo o Brasil e as poderosas gravadoras multinacionais apostando no ritmo nordestino, a Banda Lordão colocou no mercado um projeto audacioso, o CD FORRÓ ELEGANTE, com sucessos variados como: Forró Elegante - Dance que o Lordão Garante (Nino), Veneno (Bola), Carente de Amor (Cláudio Padilha) e Gente Bonita (Mimide, Kocó e Bibi do Pandeiro), musica essa que foi inspirada na melhor festa junina e que virou um hino do São João da cidade de Ibicuí-Bahia. Um ano depois, 1999, ganhou sua versão ao Vivo com a presença de um público recorde de 10 mil pessoas na gravação. Em 2002, o Lordão lançou o CD volume 3, “O Lordão Garante. Dance!”, com a direção artística de Chrystian Lima, esse disco mostra que a banda faz parte do filé da música nordestina, ocupando espaço definitivo nessa veia do mercado, já com a participação de Kocó Junior nos vocais, filho do líder Kocó, que nunca havia pensado que seu iria ser cantor, e de uma hora para outra virou um grande artista baiano, na sua voz esse cd emplacou Contos de Fadas (Beto Cajú), Preta (Elivandro Cuca), etc.
Muda a estação e a temperatura ambiente, mas o Lordão continua contagiando as festas e eventos populares baianos, como o melhor show do interior baiano. Depois de se consagrar nas festar juninas de 2002, a banda explodiu no verão com o hit Jyo non vivo sem você, do compositor itabunense Cuca, com essa música, que estourou em todo o estado, a banda ganhou o Troféu Jupará, que a vários anos premia os talentos do sul da Bahia. Já em 2004 o Lordão vira o Rei da Festa volume 04, sob a direção extraordinária de Chrystian Lima, esse cd gravado em Fortaleza-CE, emplaca sucessos como: Vá dizer pra ela (OlivérioLeal), Jyo non vivo sem você (Elivandro Cuca), ganha um novo arranjo mais balançado de Chrystian, O Rei da Festa (Elivandro Cuca), Dois Corações em um e Contos de Fadas (Beto Cajú) Carente de Amor (Cláudio Padilha) numa versão acústica, levando os fãs ao delírio.
Cada vez mais, Kocó Junior cresce no conceito de cantor e intérprete, junto de seu pai Kocó, e em 2006 gravam o volume 4, “Lordão” É Show de Festa, e faz da música Tá na Cara (Zélia Santti) um hit nacional além de É Tão Bom se Apaixonar (Emersom Mozart), um xote vanerão que agrada a todos com sua melodia e letra amorosa. Daí sai o jargão ÉÉÉÉÉÉ Lordão...... Se Meta Não!!!!!. Nos festejos de São João de 2007, gravam Docinho, Docinho, musica alegre que um dueto de Kocó Junior e Mary embalam as festas de largo e os porta-malas dos carros automotivos. Em 2008 gravam mais um cd em Fortaleza-CE, no estúdios da A3 – Aviões do Forró, sobre direção de Chrystian Lima e soltam para divulgação algumas músicas, Carregado de Mulher (Zé Maria), Tô por aí (Renato Moreno) e o sucesso musical e artístico continua brilhante e alegre na boca do povo.
Festa Garantida
Já tiveram oportunidade de dançar ao som do Lordão, o público das principais casas de shows e clubes sociais na Bahia, Espírito Santo, Sergipe, Pernambuco e Piauí. A banda também já se apresentou em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. É ainda é presença garantida nas programações de carnavais de Itabuna, Ilhéus, Itacaré, Canavieiras, Porto Seguro, Prado, Mucuri, Barreiras, Brumado, Rio de Contas, Santa Maria da Vitória, nas renomadas micaretas de Vitória da Conquista, Jequié, Santana e de Feira de Santana e também nos Carnavais tradicionais de Brasília/DF e Januária e Jequitinhonha/MG.
clip_image004
A apresentação em grandes resorts nos principais pólos turísticos baianos também é uma constante na agenda da banda, demonstrando o trabalho de qualidade para um público seleto e crítico. Na trajetória da banda ainda estão registradas passagens por Salvador nos hotéis Meridien, Sofitel Quatro Rodas e Othon, Eco Resort Praia do Forte, Costa do Sauípe além do Iate Club da Bahia, Clube Baiano de Tênis, na Associação Atlética da Bahia AABB, etc. Ainda no cenário baiano, o Lordão fez show nos hotéis Canabrava Resort e Jardim Atlântico em Ilhéus, Hotel Paradise em Arraial D’Ajuda, Mediteranee em Trancoso, no Transamérica Comandatuba em Una, nas AABB de todo o Brasil, Feira Tênis e Clube de Campo Cajueiro em Feira de Santana, São Francisco Country Club em Juazeiro, Coroas Country Club em Itapetinga em todos os Clubes Sociais da Bahia, Sergipe, Alagoas, Norte Minas Gerais, Norte do Espírito Santo, Piauí, etc.
Tanto reconhecimento trouxe à banda alguns dos maiores promoteurs como fiéis contratantes de shows do Lordão. Recentemente a banda tem sido requisitada para abrilhantar os eventos no Trapiche e na Unique Eventos em Salvador sob o comando de Milton Martinelli, Nhil Pereira, Lícia Fábio, Ferreira Junior e Marta Góes. Quanto mais gente, se torna maior a presença cênica e a força musical da banda. O público sempre responde presente ao chamado da música afinada, cativante e envolvente do LORDÃO.

Estrutura
Pra fazer a alegria das pessoas por onde a banda passa, o Lordão investiu em uma super estrutura técnica e artística. E continua investindo. Sempre. O Lordão continua com todo fôlego. E apresenta pra você, fã de festa, fã de show e agito, a sua estrutura operacional:
Ônibus
- Desde 2002 o Lordão desfila seu super ônibus pela estrada a fora, em nossa região ou todo o Brasil. Um veículo super confortável e seguro para garantir uma viagem agradável para os músicos da banda. Além disso, a imagem institucional do Lordão tem sido destacada pelo design arrojado do ônibus. Uma grande e excelente mídia visual sobre rodas.
clip_image005clip_image006
Ônibus em duas versões, a primeira em 2002 e a segunda em 2006.

Telão – Em janeiro de 2006 o Lordão leva ao público imagens envolventes e ritmadas à melodia das músicas através de telões instalados no palco e também em trios elétricos sendo muito copiada até a chega do painéis de led. O equipamento atual é de última geração junto com uma equipe técnica criativa e dinâmica.Compôem o palco: 01 Painel de Led de 03mX2.40m, Cortina de Led 06mX04m, 02 Lasers Heads, 10 Moving’s Head 250, 01 Máquina de Confete e 02 Máquinas de fumaça.
clip_image007clip_image008
Iluminação e Figurinos - Outro destaque no Lordão é o figurino dos bailarinos e os efeitos especiais de iluminação que sempre deixam o palco mais colorido e envolvente. São mais de 100 peças no figurino.
Quem Canta...
clip_image010 Kocó
Natural do Rio de Janeiro/RJ
Níver em 06 de Setembro
Cantor e Diretor Musical e Artístico
Gosta de todos os estilos musicais; Sambas, Carnavais, Forrós, Lambadas, MPB, Jovem Guarda e Anos 60/70/80/90, Pop Rock.
clip_image012 Jadson Ribeiro
Natural de Muritiba/BA
Niver em 26 de Agosto
Canta e Dança
Gosta dos estilos Românticos Internacionais, Sertanejos, Dance Music, Jovem Guarda, Axé.

.

Cris Mell
Natural de Itabuna/Ba
Niver em 25 de Novembro
Canta e Dança

Anos 60/70/80/90, Forrós, MPB, Românticas,Dance Music,clip_image014 Axé.


clip_image016

Ficha Técnica

Sonia Leite - Produção

Eliana Léo – Secretária
Músicos:
Kocó - Cantor
Jadson Ribeiro - Cantor
Cris Mell - Cantora
Pedro Paulo - Guitarra
Dejacy Soares - Contrabaixo
Junior Boy - Teclados
Vetinho - Bateria
Bibi do Pandeiro / Jorginho - Percussão
Allan - Trompete
Arnaldo Dias - Sax Alto/Tenor/Soprano
Zito - Trombone
Participação Especial: Robertinho do Acordeon
Equipe Técnica Operacional:
Adriano Ferreira - Técnico P. A
Cristiano Carvalho - Técnico Palco
Marcelo Nascimento - Iluminador
João Carlos / Sérgio Mendes / Jair Meneses- Roadies
Domingos Barbosa / José Barbosa - Motoristas
Dançarinos:
Leo Fraga / Marta Souza
Thaialla Damásio / Chariton José

3 comentários:

Unknown disse...

ESSE SIM É UMA LENDA DE ITABUNA QUE MERECE TODAS AS HONRAS,PARABÉNS GRANDE KOKÓ.

Winnie Possidônio disse...

PARABÉNS,ENCANTADA COM A INICIATIVA.VALEU!REALMENTE O PODER PRECISA DOS ARTISTAS E A ARTE FAZ PARTE DA VIDA.PENA QUE ELES DEIXA... O QUE IMPORTA,VAMOS A LUTA. ZÉLIA POSSIDÔNIO

lucas oliveira disse...

PARABENS PELA ENTREVISTA KOKÓ É ITABUNA MESMOOO!! muito bom ver nessas fotos de arquivo a presença do ator e bailarino saulus bute que ja participou do elenco da banda!hoje mora em espirito santo ,ele é o maior sucesso capixaba na atualidade valeu !! no mais como diz zelia "vamos a luta" cambio .