sexta-feira, 17 de junho de 2011

ENTREVISTA – JAH Bless


JAHBLESS (4)

Abril De 2000 nasce a JAH BLESS. Idealizada por Luciano Cerqueira – guitarrista, compositor e vocal, a JAH BLESS é o resultado de um longo envolvimento com o reggae, desde 1995. Época onde Luciano participou da fundação da primeira banda de reggae de Ilhéus: SAVANNA REGGAE. Precursora da divulgação do ritmo jamaicano na cidade. A SAVANNA conquistou o respeito de muitos fãs, chegando a abrir shows de grandes nomes do reggae nacional e internacional a exemplo de TRIBO DE JAH e DIONORINA.


lA banda JAH BLESS tem seis componentes básicos (Voz, guitarra, baixo, bateria e percussão). Todos os seus músicos sentem e transmitem a alegria de tocar e esta se transforma em energia que a todos envolve. O diferencial da banda, certamente, é esta interação entre seus integrantes e a música que fazem. O compromisso é a música!
Formada por profissionais liberais (Advogado, tecnólogo em segurança do trabalho, administrador de empresas) e universitários (estudantes de direito), tocar se traduz em uma realização pessoal.
CONHEÇA MAIS SOBRE A JAH BLESS  NESTE LINK (CLIQUE AQUI)
 
 
JAHBLESS (2)
AI - Ser artista na região é complicado e como é ter uma banda de reggae e ainda ter um trabalho autoral?
JB. Mais complicado ainda. Tocar reggae na terra do axé e do arrocha é uma tarefa das mais árduas, mas não menos gratificante. Quanto a tocar as próprias músicas é sem dúvida uma experiência de grande valor, pois nada se compara à emoção de ouvir seu público entoando suas canções. Você sente que conseguiu passar a mensagem.
 
AI - Este estilo musical que tem um histórico de repulsa e uma relação com lutas sociais saiu do “Gueto” e hoje desfila entre a classe média. Dá para fazer reggae de qualidade sem ter a vivência de um reggaeman?
JB. A vivência reggae se adquire. Mesmo sem ter saído dos guetos, a mensagem que o "reggaeman" transmite é resultante das "imagens" sociais, religiosas, sentimentais e políticas que desfilam perante os seus olhos atentos, todos os dias, nas ruas, em casa, nos noticiários. O regueiro é aquele que tudo observa, absorve em forma de sentimento e transmite através de sua música, a realidade fria que lhe é apresentada, sem maquiagem, sem disfarces.
AI – Com tantos estilos de maior aceitação no mercado, como é manter-se fiel ao reggae?
JAHBLESS (7)JB. Quem toca reggae, toca por amor, por que acredita que tem um compromisso com a "mensagem", não tá nem aí pra "besteirol" e "massificação da idiotice", me perdoe à dureza das palavras, mas assim falo porque acredito que o povo tem sede de boa música, de letras fortes, e se não ouvem o bom e velho rock, o verdadeiro e instigante reggae, o elaborado e "viajante" jazz, é simplesmente porque existe uma mídia que investe na ignorância e é, inclusive, paga pra isso. O porquê todos nós sabemos. Se ensinarmos a pensar e o povo aprender de fato, a mudança enfim ocorrerá.
 
AI – Há mais dificuldades por parte da mídia local por vocês tocarem reggae ou a mídia local é severa para com todos os artistas locais?
JB. A mídia é extremamente severa com o reggae, com toda música de "raiz", com todo "som" que "toca de verdade". A música que toca na mídia é aquela que exercita a bunda (ops!) e promove a vulgaridade. Costumamos dizer que o reggae não fala bobagem e a sua mensagem é um exercício de fortalecimento da consciência e cidadania.
AI – Já foram quatro discos autorais e “Paridos” na “Tora”. O que vem por ai da banda JAH Bless?
JAHBLESS (14)JB. A JAH BLESS prepara agora seu quinto CD acústico, com a coletânea das melhores da banda, com novos arranjos, uma releitura do nosso trabalho ao longo desses dez anos. Com o lançamento do CD faremos a gravação do DVD, prevista para o final do ano. Há também a gravação de um videoclipe, prevista para o início de agosto. Este está sendo um ano cheio de boas surpresas para a banda, JAH está nos abençoando ainda mais.
 
 
AI – Tem algo que gostaria de acrescentar a este rápido bate-papo virtual?
JB. Estamos felizes e muito agradecidos pela atenção dada por vocês. O respeito para com o nosso trabalho e o incansável empenho deste valioso veículo de comunicação para com a divulgação de todos os artistas regionais (não só de Itabuna, apesar do nome do blog), é um exemplo a ser seguido. Que JAH continue abençoando todos vocês, que nos fortaleça cada vez mais para que nossa mensagem possa "abrir as cabeças" para que se "faça a diferença" e algo, de realmente novo, possa "acontecer". JAH Bless.
JAHBLESS (13)JAHBLESS (9)JAHBLESS (10)JAHBLESS (11)

JAHBLESS (12)


BAIXE AQUI OS CDS DA BANDA JAH BLESS:
http://www.4shared.com/file/j7zusmy7/JAH_BLESS_-_DIA_DE_VIAGEM.html
http://www.4shared.com/file/cghqJlNV/JAH_BLESS_-_VAI_DAR_PRAIA.html
http://www.4shared.com/file/k4HtscyB/JAH_Bless_APENAS_UMA_FLOR_-_Co.html

Nenhum comentário: