quarta-feira, 29 de junho de 2011

ENTREVISTA Marcionílio

foto9
Marcionílio, cantor, compositor, multi-instrumentista, arranjador, um dos pioneiros, da nova Música Baiana, filho de músicos, canta e toca desde a infância. Profissionalmente, na década de setenta, iniciou sua carreira cantando e tocando em bandas em Itabuna, cidade onde nasceu, até ser convidado pela banda Brasilian Beatles do Rio de Janeiro para uma temporada no eixo Rio/São Paulo, isso no início da década de oitenta. Apresentou-se pela primeira vez no carnaval de Salvador, em l983, com a banda Phase, no bloco Chuks, em seguida, convidado pelo trio e banda Tapajós, onde permaneceu até o carnaval de l985. Neste mesmo ano, vem um novo convite para o bloco e banda Eva, sucesso no carnaval de l986, grava o tema do bloco, EVA ALEGRIA(Edu), passa a ser uma das grandes atrações no carnaval da Bahia, grava seu primeiro disco e estoura nas rádios com TAXI (Carlinhos Brown/ Lui Muritiba), transfere-se para o bloco PIKE no carnaval de l988, repete no carnaval de l989, desvincula seu nome dos nomes dos blocos carnavalescos e junto com outros artistas, cria a ABAI(Associação Baiana dos Artistas Independentes) e passa a atuar também, em studios de gravação como músico, cantor, arranjador, compositor. Em l996, convidado por músicos Argentinos, inicia temporada na Argentina, durante alguns meses, retornando em seguida a Salvador para apresentar-se no carnaval de 1997. Neste mesmo ano, retorna a Buenos Aires/ Argentina, numa temporada de mais de três anos que passou também em Punta Del Leste/ Uruguai. Em 2000 esta de volta ao Brasil, apresenta-se no carnaval antecipado de Itabuna, participa do projeto SUA NOTA VALE UM SHOW, na CONCHA ACUSTICA, junto com a banda Olodum, apresenta-se no MERCADO LATINO AMERICANO, evento realizado no largo Pedro Arcanjo, no Pelourinho. Neste mesmo ano, intensifica sua participação em trabalhos sociais, desempenha atividades em diversos bairros de Salvador e na Ilha de Itaparica; Participa do Projeto Bem Aventurados, atuando com a multi-função de musico, engenheiro de som, nas gravações do grupo e também de outras bandas como: Roots Ressurreição, e artistas como: Ras Ciro Lima, levando ao gueto sua experiência musical e social. Em 2005, volta ao carnaval antecipado de Itabuna com a banda Nêga Maria, com a cantora e irmã: Alobened Airam (ex Banda Mel). Apresenta-se no Carnaval de Salvador, num trio independente e também com a Banda Eva, que comemorou 25 anos, naquela oportunidade foi convidado a participar da gravação do novo CD e DVD da banda, Eva 25 anos, com a participação de todos os artistas que por lá passaram. Em 2007, participa mais uma vez do carnaval de Salvador, repetindo em 2008, 2009 e 2010. Em 2010, o artista faz apresentações no Projeto Pelourinho Cultural, na Pça. Pedro Arcanjo, no Sarau de Itapuã e em diversas Casas de Espetáculos em Salvador, No momento está gravando e divulgando novas canções, onde algumas falam de JAH.
Contatos para show:71 3307 5165/9169 3880/8883 2471.
foto7
 
Links de vídeos:
MY SPACE: http://www.myspace.com/marcionilioprado
este é um compacto do DVD da Banda EVA 25 anos http://www.youtube.com/watch?v=jmNoFc-32cY
Música de Roberto Mendes e Jorge Portugal http://www.youtube.com/watch?v=xWBR8Y7Bx6c&feature=related
Show no Pelourinho Pça Pedro Arcanjo http://www.youtube.com/watch?v=incHW0GxGeE&feature=related
Show com participação de Alobened ex-Banda Mel,minha irmã dia 21/05/11 http://www.youtube.com/watch?v=9MDA-VS0utI
 
foto8
AI – A música chamada Axé, no nascedouro, teve a sua participação ativa e na época Itabuna era um grande polo artístico. Hoje ainda é assim?
M - Veja bem! Inicialmente a minha ideia era e continua sendo, fazer musica, essa historia da criação dos rótulos foi ideia de outros. Itabuna continua sendo sim um polo artístico, prova disso é o surgimento de novos e competentes artistas como: Shauan Prado e Tainá Xavier.
AI – Luís Caldas fala com satisfação de ter passado por esta região, antes de estourar no Brasil e você, o que guarda de maravilhoso artisticamente de Itabuna?
M - Foi imprescindível para a minha formação o começo aí na região, os primeiros acordes, os primeiros calos, as primeiras canções, momentos que estarão para sempre em minha memória em meu coração.
AI – Na sua formação musical qual o ritmo que mais te apaixonava e apaixona?
M - Olha, sempre tive uma tendência pra o que se chamaria hoje Pop Rock, mas a minha relação com a música vai, além disso, aí mesmo na região, tive contato com a música clássica, o chorinho, a bossa-nova, o blues, o soul, o jazz, o funk, o reggae, o rock and roll, o baião, o maracatu, e uma variedade de outros ritmos, hoje convivo com esses ritmos, os ritmos do nosso estado, do nosso país, da África, da Argentina, de todo o mundo e venho buscando, fusionando, apurando o que resulta na musica que faço.
AI – Faz tempo que você saiu de Itabuna. Você acompanha a vida artística da região, mesmo de longe?
M - Sempre que se fala que se ouve um artista da região, fico atento. É automático, não tem como evitar, existe essa ligação, pelos meios de comunicação: Rádio, TV, Jornais, etc.
AI– Hoje o artista também é um empresário, tendo que gerenciar sua própria carreira, o quanto isto é bom ou ruim?
M - Quando não se encontra alguém que seja competente e confiável, não resta outra, mas o negocio da musica aqui na Bahia é empresarial, o musico tem que se dedicar para ser empresário, não é para todos, porque é raro alguém que tenha dois dons é necessária muita dedicação para não se transformar num musico ou um empresário medíocre, temos grandes exemplos disso aqui.
AI – O que temos de novo e o que teremos de novidades do artista Marcionílio?
M - De novo, um novo homem espiritual, voltado para as boas e pacificas relações com todos, cada vez mais convicto que o caminho escolhido me trouxe até aqui compondo, tocando, cantando, procurando cada vez mais amar as pessoas, seguro que vai ter um novo amanha em JAH (Corruptela de JEOVAH).
AI – Agradecimentos.
M - Ao Pai, ao Filho e ao Espirito Santo de Jah. Eia!
 
foto12foto018

2 comentários:

joao disse...

Gostei Amigo!!! JHA!!!!

Isso ai sao varios caminhos que levam ao mesmo lugar, a idade de um homem nao se mede pelo tempo que se passa e sim pelo tempo em que sabe aproveitar; J.Ninguem. Luz, Paz e Amor!!!!
Aju!!!

Anônimo disse...

GRANDE MARCIONILIO FIGURA QUE TIVE O PRAZER DE CONHECER AINDA CRIANÇA AOS 12 ANOS FAZENDO UM SOM E BATENDO UM PAPO COM MEU PAI (ANTENÓGENES) EM NOSSA CASA...BOA ENTREVISTA!!!
SURGIRO QUE FAÇA UMA ENTREVISTA COM ANTENÓGENES GRANDE MÚSICO E QUE EMBALOU MUITO A NOITE GRAPIÚNA EM CASAS DE SHOWS COMO,BABILÓNIA, CHÃO DE ESTRELAS, PONTO PREGUS DENTRE OUTRAS...MUITOS RECORDÃO, MUITOS LEMBRAM, BONS TEMPOS...

ALEX FÉLIX